Entrevista com Pe. Alixandre no Encerramento da Festa das Neves

Entrevista com Pe. Alixandre no Encerramento da Festa das Neves

PASCOM: Qual a impressão que o senhor ficou da Festa de Nossa Senhora das Neves?

Padre: Com certeza uma impressão muito positiva. Contemplando e vivendo esse tempo de novena e enxergando no rosto de cada devoto a alegria, o entusiasmo, a fé, tudo isso nos leva a crer que esta Comunidade tem uma devoção forte à sua Padroeira, Nossa Senhora das Neves. E além do mais a gente sabe que para realização de uma festa precisa de toda uma organização que, com certeza, aconteceu aqui de uma forma muito agradável, muito eficiente. Equipes se dividiram desde a parte religiosa, com os cantos, aliturgia, as novenas, como também na parte social, com quermesses todas as noites, um ponto muito positivo. O próprio jantar, quando eu cheguei aqui e vi 800 pessoas, aproximadamente, reunidas, então me causou uma grande alegria e até um espanto. Quanta gente! Nem parecia uma festa de comunidade, de comunidade como a gente pensa a partir do conceito de uma comunidade, mas sim de uma comunidade já bem organizada e estruturada, que tem uma força viva. Uma comunidade que tem uma força viva, que tem leigos e leigas que se dedicam, se doam e acreditam na comunidade e sabem que tem algo a oferecer. A comunidade com seus dons, seus talentos, o que me impressiona na Paróquia é isso: ver as comunidades, que, com certeza, se renova nesta vocação ministerial. Então quando eu olho e vejo as pessoas, equipes, movimentos e serviços organizados, isso é o que nos alegra, um sentimento de que nós sabemos em quem confiar, então isso é muito importante. Nós confiamos na comunidade e a comunidade executa, claro, sob a orientação, a espiritualidade, o diálogo. Isso é o mais importante. Eu só tenho a louvar e agradecer a Deus por toda essa festa que aconteceu de uma forma belíssima.

PASCOM:Qual a mensagem que o senhor deixa para os devotos e fiéis de Nossa Senhora das Neves?

PADRE: A mensagem que eu deixo é a de Maria: que todos os que fazem parte desta comunidade se sintam bem-aventurados e felizes, sintam-se agraciados, assim como Maria, que é a padroeira que nos inspira, que se torna modelo de vida e santidade para todos nós. Então os meus parabéns a toda comunidade, aos movimentos e serviços, todas as pastorais. Com certeza nós padres ficamos muitos felizes com a realização da festa, e foi graças a Deus primeiramente, porque sem Ele nada é permitido, mas também a partir do esforço humano, porque graça e esforço caminham juntos. Que as graças de Deus sejam derramadas sobre cada um como gotas de orvalho dando sentido a vida e acontecendo uma chuva de bênçãos.

PASCOM: Qual mensagem o senhor deixa para os padres que por aqui passaram durante o novenário?

PADRE: Gratidão, como se diz na memória do coração, aquele que agradece faz memória a partir do coração. É a sede dos afetos o coração. Então só tenho a agradecer a todos os padres que passaram durante o novenário, que ajudaram a comunidade a rezar, porque um padre participa da festa de um padroeiro ajudando a rezar sim, a partir do Espírito de Deus, da Palavra de Deus e com certeza cada um que veio trouxe uma mensagem de Deus. Então só tenho a agradecer aqueles que saíram lá do Pajéu, como o Pe.Josenildo, Pe.Erinaldo e tantos outros que se esforçaram para estar aqui, como também os padres da nossa Paróquia, o Pe.Léo, que tanto se dedicou, e também ao Pe. Rodrigo. Só tenho a agradecer a Deus por tantas graças.