- Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

MECE - Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), têm sido instituídos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs), isto é, fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão, seja em igrejas, seja em capelas, hospitais, casas particulares, seja ainda em outros lugares.

Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística devem ser homens e mulheres de reconhecida idoneidade cristã, fé esclarecida, adequada preparação doutrinal, comunhão eclesial e vida cristã íntegra; ter recebido os três sacramentos da iniciação cristã; demonstrar fé na presença sacramental do Senhor, sólida piedade eucarística e comunhão freqüente; ter compromisso na vida pastoral da comunidade que vão servir; ter a devida maturidade humana, honestidade reconhecida e comportamento equilibrado; possuir nível cultural adequado à comunidade que vão servir; ter boa aceitação pela comunidade a que se destinam, viver em comunhão com seu padre e com todos seus colegas de ministério e com todos da comunidade.

Cabe ao pároco a escolha e formação dos MESCEs, a comunidade deve participar da escolha dos ministros bem como avaliação do seu trabalho, podendo ainda indicar pessoas, levando em conta a sua vocação pessoal seus dons e suas capacidades. Os coordenadores dos MESCs na Paróquia de Santo Antonio desde 2019 são o Diácono Josuedson (Neném) e Geovana.

Em nossa paróquia os MESCEs têm como missão: a distribuição da sagrada comunhão na Missa; Limpeza dos Vasos Sagrados antes das celebrações, purificá-los e guardá-los após a missa. Preparar a Credencia antes da missa e outras ocasiões; Forrar o altar e participa da procissão de entrada. (Manual de Orientação para o MECE).

Apenas em ocasiões especiais e com a devida permissão do ordinário local e o consentimento do pároco, o MESCE pode Expor e Repor o Santíssimo Sacramento, mas não pode em hipótese alguma dar a Benção ou ergue-lo para aplausos ou para que outros toquem. (Manual de Orientação para o MECE)

. Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs), devem participar das formações paroquiais e diocesanas e serem renovados de dois (2) em dois (2) anos, podendo permanecer na função por mais um mandato a juízo do pároco ou circunstâncias pastorais. (Diretório Diocesano, Nº 128, pag. 23)

Seja Dizimista

Capela Virtual