PASCOM – Qual a importância de celebrar a memória dos Santos?
Pe. Ronaldo – Os Santos têm o seu lugar predileto no coração de Deus. São homens e mulheres de Deus que deram a sua vida toda para o serviço de Deus e dos irmãos. Celebrar os Santos significa celebrar a vida, celebrar a fé, por isso, é que é importante para as Comunidades celebrar os Santos Padroeiros, eles, com o seu testemunho de vida, nos apontam para Cristo Caminho, Verdade e Vida. Por isso que é importante a celebração do culto dos Santos na liturgia da Igreja, na fé do povo.
PASCOM – Como viver a Festa do Padroeiro dentro do Tempo Pascal?
Pe. Ronaldo – A Festa do Padroeiro é sempre um momento de renovação, de ardor, da Comunidade viver bem a Festa, a partir das iniciativas próprias de cada Comunidade, como muitas vivem este tempo através da recitação do Ofício Divino, através da oração do terço, Lectio Divina, da leitura da Palavra de Deus, o próprio testemunho da vida dos Santos e, tudo isso, em torno da Palavra de Deus e da Eucaristia. Não tem sentido a gente celebrar a Festa do Padroeiro ou da Padroeira sem a Palavra de Deus e sem a Eucaristia, que são os fundamentos da nossa fé.
PASCOM – O que há em comum na vida dos Santos, São João XXIII, São João Paulo II e São José de Anchieta homenageados nesta Trezena e Santo Antônio?
Pe. Ronaldo – O que há em comum é justamente a observância aos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eles foram Santos porque observaram os preceitos do Senhor, como dizia na homilia de hoje, porque observaram a Lei e os Profetas e viveram de acordo com os preceitos de Jesus, com o ensinamento novo de Jesus, que diz: "Eu vos dou um novo mandamento". Então, o que há em comum é exatamente isto, o desejo de seguir a Cristo, assim como Cristo seguiu fielmente os desígnios do Pai.
PASCOM – Qual a mensagem que o senhor deixa para os paroquianos e devotos que vivem este retiro espiritual, que é a Festa do Padroeiro?
Pe. Ronaldo – Deixo uma mensagem de esperança, de otimismo. Estamos ai, concluindo dentro de dois de dias, a solenidade de Santo Antônio e, para nós aqui no Brasil, é tempo de festa junina, São João, São Pedro, Santo Antônio, também neste ano, tempo de Copa do Mundo que acontece aqui no Brasil, então, a mensagem é que possamos viver tudo isso na alegria espiritual, no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, como Santo Antônio seguiu.
Gis - Pacom NSA.