Querendo saber como a Festa de Santo Antônio 2014 está sendo vista pelos paroquianos e visitantes, a Pascom fez uma amostragem de entrevistas com algumas pessoas. Confira abaixo:
PASCOM – Conhecendo hoje a nossa Paróquia, no período da Festa, qual a sua impressão?
Dom Egídio - Realmente eu não conhecia a Festa de Santo Antônio, nem conhecia a Paróquia Santo Antônio em Patos, embora sempre tenha ouvido falar. Faz muito tempo que moro aqui perto, morei em São José do Egito, Santa Terezinha, mas não conhecia pessoalmente esta Paróquia. Fiquei impressionado pela Matriz cheia, como vi hoje à noite, cantando, rezando, participando muito bem. Percebi que tudo que o Pe. Alixandre me contava, corresponde mesmo a verdade, que aqui é uma Paróquia muito viva e dinâmica. Estou vendo agora aqui, no Pavilhão da Festa, uma grande animação, muitas pessoas servindo, se colocando a serviço do sucesso da Festa, acho isso um outro sinal de que a Comunidade é viva, é muito rica de pessoas disponíveis. Eu acho que é um sinal muito bom, eu fiquei encantado com o que eu ouvi e estou vendo ainda hoje, nesta noite na Festa de Santo Antônio aqui em Patos.
PASCOM - Rogério, você que todos os anos participa da Festa, qual a sua impressão da Festa de Santo Antônio 2014?
Rogério – Bom, há muitos anos que eu particípio da Festa de Santo Antônio e só vejo, a cada ano, a Festa crescer, principalmente, a participação da Comunidade. Uma festa que tá unificando mais as coisas, entendeu? Unificando mais os jovens, os adultos, que estão todos cooperando para o crescimento da Paróquia. Então, é com grande alegria que eu vejo essa manifestação de alegria dos jovens e essa grande participação de todos. Eu só tenho que agradecer a Deus por ser um paroquiano de Santo Antônio, com grande alegria e ver essa Comunidade crescer cada vez mais, entre as Pastorais, Serviços de Igreja e é muito gratificante ver a administração do Pe. Alixandre e dos seus auxiliares.
PASCOM – Marcelo, qual a sua impressão da Festa de Santo Antônio 2014?
Marcelo – Tem sido uma festa muito animada e este ano, ao meu ver, tem tido uma participação muito grande dos jovens, algo que, de certa forma, é novidade. A Festa de Santo Antônio estava um pouco apagada e este ano tem se revigorado, sobretudo, pela participação dos jovens, toda noite no Pavilhão a gente percebe que quem anima são os jovens, eles têm sido a grande animação de todas as noites. A juventude da Paróquia, sem dúvida nenhuma, está de parabéns.
PASCOM – Celinha, você que há muitos anos, acompanha de perto a Festa de Santo Antônio, dando sua parcela de colaboração, o que você está achando da Festa deste ano 2014, em comparação as festas dos anos anteriores?
Celinha - Este ano superou todos os anos, pelo menos nesses 20 anos eu venho participando. O ano passado foi muito bom, teve uma renovação muito boa, mas este ano está bem melhor e eu acredito que o ano que vem vai ser ainda melhor do que este ano. O Pe. Alixandre, com uma equipe, é certo, mas a cabeça é o padre, ele com vontade e é jovem, gosta de festa, gosta de movimentar as pessoas, gosta de integrar as pessoas, eu acredito que neste ano, a repercussão vai ser bem melhor do que o ano passado.
PASCOM – Kleber, você que sempre faz parte da comissão organizadora da Festa, qual a sua impressão da Festa 2014?
Kleber – A gente vê que realmente há uma evolução, não só na parte social, mas também na parte litúrgica, dá para perceber uma presença bem maior em relação a 2013. Então, a gente fica satisfeito por isso. É crescente a participação das pessoas.
PASCOM – Nina, como você avalia espiritualidade da Festa deste ano 2014?
Nina – Está muito boa, Lenisa, muito participativa, os pregadores muito bem preparados, com bonitas homilias, passando a mensagem de Jesus para cada paroquiano. A cada dia que passa eu sinto a presença de Jesus aqui nesta Paróquia e com cada pessoa que a gente conversa, sente o entusiasmo na Festa deste ano. Graças a Deus, a cada ano, ela tá com mais participação e a gente vê o fervor dos paroquianos e este ano está tudo ótimo, eu estou me sentindo muito feliz em participar desta Paróquia, porque é uma Paróquia que a gente sente que, a cada dia, ela fica mais viva no amor a Deus e o povo participando com mais fervor e alegria.
PASCOM – Clidenor, você que está aqui todos os anos colaborado com a festa, qual a sua impressão da Festa de Santo Antônio neste ano de 2014?
Clidenor – Lenisa, a tendência é sempre aumentar a Festa, a estrutura que foi montada já favorece e a motivação pastoral, a motivação da fé, os pregadores que vem de outras Paróquias, que vem de outra Diocese, isso motiva muito a nossa Comunidade.
PASCOM – Eduardo, você que todos os anos está na Festa, vendendo refrigerantes, com certeza, também observa a Festa ano a ano. Neste ano, a qual sua impressão da Festa 2014?
Eduardo – Neste ano, tá o seguinte: uma organização melhor do que todos os anos, em barraca, pavilhão e quanto a participação dos fieis sempre é ótima. Porém, não sei nas barracas de comidas típicas se houve algum aumento de vendas, mas na minha de refrigerantes, eu não percebi nenhum aumento considerável.
PASCOM – Pe. Alixandre, nós estamos já no meio da Festa, qual a sua avaliação desses seis primeiros dias de festa?
Pe. Alixandre – Fazendo uma avaliação de toda a festa, eu percebo que a festa corresponde a meta, o objetivo que foi traçado. Então, nós traçamos para este ano uma festa que viesse ser um ambiente de confraternização na parte social e congregar pastorais, famílias, com música ao vivo todos os dias e na parte religiosa/litúrgica a gente favorecer esse clima de oração, esse clima que viesse levar as pessoas realmente a se aproximar de Deus, a se aproximar da história de Santo Antônio, por isso que em todas as Trezenas tem os sermões de Santo Antônio, então, para mim, tá sendo muito gratificante, é uma sensação muito agradável, é como se a gente gestasse algo, e a partir daí a gente visse tudo se cumprindo, as equipes cumprindo o seu trabalho, a organização, a participação, então, isso é muito gratificante e eu vejo muito positivo.
PASCOM – Pe. Alixandre, qual mensagem ou o convite que o senhor quer deixar para os paroquianos que ainda não participaram da Trezena de Santo Antônio deste ano?
Pe. Alixandre – Então, com certeza, tá sendo um momento favorável para a conversão, para a graça de Deus. Então, aqueles que ainda não participaram deste momento, estão perdendo esta oportunidade de nutrir a espiritualidade de uma forma participativa, de uma forma piedosa, de uma forma devocional. Então, eu convido todos aqueles que ainda não vieram, venham, prestigiar a nossa Festa e venham beber na fonte que é Jesus Cristo, porque esta foi a fonte que Santo Antônio bebeu e nos convida a beber nestes treze dias de festa, nesses treze dias de retiro de oração.
Gis – Pascom NSA