Pascom entrevista Padre Antônio Abreu

Pascom entrevista Padre Antônio Abreu

PASCOM: Para o senhor, qual a importância de estar celebrando esta festa junto com a Paróquia Santo Antônio?
PADRE: É uma data para mim muito significativa: eu que sou Antônio e nasci no dia de Santo Antônio. Para mim é uma felicidade está aqui hoje. Não estava programada minha vinda aqui hoje, mas o Pe. Alixandre me encontrou por acaso e convidou para participar hoje. Fiquei muito feliz e é sempre bom, é um prazer participar desta festa. Eu que, desde pequeno (rsrs), desde criança que ando por aqui e faço parte desta vida, desta família que é a Paróquia Santo Antônio.

PASCOM: O que há em comum entre Santo Antônio e os santos homenageados (João Paulo II, João XXIII e José de Anchieta)?
PADRE: Eu acredito que o simples fato de ser santo é uma coisa comum entre eles. O santo é sempre um amigo de Deus, é alguém que tem uma amizade profunda com Deus. Santo Antônio, apesar de ser um santo antigo, a mais de oito séculos, mas eu acredito que ele se faz novo como João Paulo II, João XXIII e José de Anchieta. Viviam a vida da Bíblia, da Palavra de Deus, que representa a vida deste povo e é sempre moderno e novo os pontos em comum destes santos. Eu acredito que o principal ponto em comum entre eles é essa amizade profunda com Jesus, com a Palavra. João Paulo II está mais ligado a questão da comunicação, de estar visitando, andando, peregrinando e levando a Palavra de Deus ao povo. João XXIII foi essa coragem, essa ousadia e também a palavra que impulsiona para encorajar, para abrir as portas da nossa vida. Então são muitos pontos em comum entre eles.

PASCOM: O que o senhor destacaria desta celebração de hoje?
PADRE: A partir do texto que foi lido hoje, tirado das homilias de Santo Antônio, é sempre difícil falar dele, que é um Doutor da Igreja, é alguém muito elevado. Eu destacaria o dom da unidade que veio no Evangelho de hoje através da oração sacerdotal. Santo Antônio tinha uma visão firme, espiritual, ele conseguia ver Deus nas pessoas, mas também conseguia ver demônios, a comunhão com Deus permitia enfrentar os demônios. Nós, sem a comunhão, somos fracos, somos pequenos, agente não consegue vencer o mal. Santo Antônio foi vitorioso, estava em comunhão com Deus Sempre.

PASCOM: Que mensagem o senhor gostaria de deixar para os devotos de Santo Antônio?
PADRE: A mensagem que eu deixo é a seguinte: não queiram receber de Santo Antônio apenas o milagre, mas conheçam a vida dele. Os santos devem ser conhecidos, não só por seus milagres, mas por seu testemunho de vida. Na maioria das devoções aos santos o povo não quer saber quem é o santo, mas o milagre que ele faz. Que os devotos de Santo Antônio se aprofundem no conhecimento da vida dele e irão ver que ele é alguém sobrenatural, acompanhem a vida dele e se apaixonem por esse santo que tanto fez pelo povo de Deus.

A Pascom agradece ao Pe. Antônio Abreu, que é originário da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo de Socorro em Patos, e hoje é pároco da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus em Jurú-PB.