CMPP e Coordenadores de Círculos Bíblicos se reúnem para organizar os Círculos Bíblicos

CMPP e Coordenadores  de Círculos Bíblicos se reúnem para organizar os Círculos Bíblicos

 

Neste dia 28 de Fevereiro às 19h no Salão paroquial de Santo Antônio tivemos uma reunião do Coselho Missionário Pastoral Paroquial com os coordenadores de círculos bíblicos para refletir sobre a temática da Campanha da fraternidade FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO cujo lema - É para a liberdade que Cristo nos libertou. 

Depois da oração inicial tivemos um video sobre relatos de vítimas do tráfico humano.

 A Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano.   O  cartaz da Campanha expressa muito bem essa situação. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.

Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade

As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior.

A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos. 

Os círculos bíblicos estão também relaconados a essa temática. Vamos todos entrar neste clima de missão evangelizadora. Levar a Palavra de Deus às famílias.