Pastoral da Criança é agraciada pela presença do Projeto de Odontologia da UFCG

Pastoral da Criança é agraciada pela presença do Projeto de Odontologia da UFCG

Aconteceu nesta sexta-feira (30), no Salão da Igreja São Francisco, às 16h, um encontro que reuniu as Pastorais da Criança de São Francisco, São José e Nossa Sra. Aparecida, Comunidades integrantes da Paróquia de Santo Antonio.

O encontro reuniu mais de cem pessoas, entre adultos e crianças das Comunidades citadas acima, que teve a Coordenação de Fátima Simeão, Coordenadora Paroquial, e a colaboração fiel das líderes e apoio.

O ponto alto do encontro foi a presença do Projeto de Odontologia, da UFCG, que trouxe ensinamento e informações úteis sobre saúde bucal. Dentre os assuntos abordados foi falado sobre: os riscos e consequências da automedicação; a importância de tomar a medicação na dosagem e horário certos; as complicações do uso errado dos medicamentos; manter medicamentos fora do alcance das crianças; o perigo de tomar medicamento indicado por terceiros ou internet e sim pelo médico.

Outro tema tratado pela Equipe do Projeto, foi sobre o traumatismo bucal, que chamou a atenção das mães para, no caso de acontecer um acidente com a criança e esta quebrar um dente, a mãe guardar o pedacinho do dente, envolvido pela própria saliva da criança e procurar um dentista o mais rápido possível. Falou da importância de ir ao dentista de 6 em 6 meses e não somente quando o dente doer. Na parte prática, foi feita uma demonstração sobre um exame oral. E, antes de concluir os trabalhos, para provocar a participação das mães e pais, foi feita uma dinâmica com perguntas para as mães, que por sinal, teve uma ótima participação. Momento também oportuno para serem tiradas dúvidas diversas por parte das mães, inclusive sobre a cárie da mamadeira e da chupeta, a necessidade de escovação noturna, para evitar a proliferação de bactérias.

Enquanto uma equipe falava para as mães e pais, uma outra equipe do prjeto divertia as crianças no pátio do salão, com brincadeiras diversas e a Pastoral da Criança distribuía lanche para todos.   

Em suma foi um encontro bastante positivo que contou com a participação e colaboração de todos com o mesmo objetivo de ser coerente com o Evangelho de Jesus quando diz: “eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10)

Pascom Santo Antonio              

 

 

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar