Iluminada pelo Evangelho segundo João 21, 16-18 e Mateus 16, 18-19, a Igreja homenageia São Pedro, o escolhido por Jesus para ser o Pastor do seu rebanho. Como o Papa é o sucessor de Pedro nos dias de hoje, o dia 29 de Junho, é portanto, o dia do Papa.
Por isso, neste dia, todos os católicos devem se voltar para Deus pedindo a Luz e a Força do Espírito Santo sobre o Santo Padre, que precisa de muitas orações para cumprir a sua árdua missão de servir à Igreja, através da Palavra de Deus e fazer com que esta Palavra chegue aos confins do mundo, como tão bem faz o Papa Francisco, que usa inúmeros recursos para alcançar muitos corações, especialmente, aqueles mais necessitados.
Apesar da sua posição de Pastor Universal da Igreja, o Papa tem fragilidades e limitações, por isso mesmo, precisa da oração intercessora de todos, para que a sua vida seja sempre iluminada pelo Espírito Santo de Deus. E este foi o pedido do Papa, logo após ser escolhido como Pontífice, que todos rezassem por ele. E é este o convite da Igreja, a todas as suas Comunidades, em todo o mundo, para que rezem pelo Papa Francisco, neste dia 29 de Junho, dia dedicado a São Pedro.
“Na festa de São Pedro e São Paulo, a Igreja Católica comemora o “dia do Papa” e convida as suas comunidades, em todo o mundo, a fazerem oração pelo Sucessor de Pedro e a renovar a consciência da sua comunhão com ele; ao mesmo tempo, pede que expressem sua adesão ao Papa e sua missão, de maneira concreta, através do “óbolo de São Pedro”; com essa ajuda, o Papa pode realizar, em nome de todos, a caridade em situações de necessidade urgente, como catástrofes, e apoiar a vida e a missão da Igreja em lugares muito carentes”. (Cardeal Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo)
Que a Diocese de Patos e, especialmente, todos que fazem a Paróquia Santo Antônio, em unidade com todos os fiéis católicos do mundo inteiro, entrem nessa corrente de oração pelo Papa Francisco e façam este gesto concreto no ofertório.
Gis – Pascom - NSA