CATEQUESE E DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA
A segunda Semana Catequética da Paróquia de Santo Antonio em Patos, ocorrida no período de 15 a 19 de novembro teve como tema de reflexão a Doutrina Social da Igreja, da qual participaram agentes das paróquias de Santo Antonio, Catedral, Santa Terezinha e Mãe D’água.A ideia da realização de uma semana de estudo, a cada ano e a partir de um assunto pertinente à caminhada catequética da Igreja, tem por objetivo responder ao anseio de aprofundamento dos agentes de pastorais sobre temáticas atuais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.
A primeira edição, em 2009, abordou a temática da Palavra de Deus na catequese, assegurando que a Bíblia é a fonte mais segura da nossa fé.Os padres Elias Ramalho, Alixandre Soares e Leonardo Henrique assessoram as cinco noites de estudo, seguindo a temática: natureza e fundamentos da doutrina social da Igreja, abordagem bíblica e patrística; percurso histórico da doutrina social da Igreja, abordagem sobre as Encíclicas Sociais do magistério da Igreja, concluindo com os desafios atuais à doutrina social, com uma abordagem sobre o cuidado com o meio ambiente.
A doutrina social constitui um dos pilares da ação evangelizadora da Igreja em todos os tempos, assim como o anúncio do Evangelho e a celebração da Páscoa do Senhor. Isto se dá porque a missão da nossa Igreja consiste em anunciar, celebrar e testemunhar a vida nova em Cristo na verdade e na caridade.
A Bíblia está permeada de conteúdos sobre a dignidade e promoção da pessoa humana – temática central do ensinamento social da Igreja. No Antigo Testamento encontramos, mais precisamente na Lei e nos profetas, a revelação da predileção de Deus pelos empobrecidos e vitimados. Já o Novo Testamento o núcleo fundamental é a práxis de Jesus de Nazaré. Nela temos o modelo do que vem a ser a ação sócio transformadora almejada pela Igreja. Jesus anuncia a chegada do reino de Deus como boa nova para os pobres e sofredores deste mundo.
Nos Evangelhos, Jesus define sua missão com essas palavras: “O Espírito do Senhor me enviou para evangelizar os pobres, libertar os cativos, dar vista aos cegos, audição aos surdos, fala aos mudos, fazer andar aos deficientes e publicar o ano da graça do Senhor” (Lc 4,18-21). Isto é, ele vem como enviado do Pai para evangelizar. O conteúdo fundamental da sua evangelização/catequese é a libertação do homem/mulher todo e todos os homens/mulheres da escravidão do pecado, superando todo tipo de divisão e miséria.
A temática do Reino de Deus constitui o centro da catequese de Jesus. Ele é o reino de Deus presente no meio de nós e sua palavra constitui norma para a instauração da vontade de Deus no coração de cada ser humano que ouve e põe em prática o que ele diz. Jesus define o Reino de Deus como reino de justiça e paz, de verdade e amor, de liberdade e vida em plenitude.
Percebemos que a moral social da Igreja se resume na solidariedade para os empobrecidos e marginalizados. Deste modo, fé e solidariedade, experiência religiosa e caridade, espiritualidade e compaixão estão necessariamente relacionados.
Em suma, a Palavra de Deus é mensagem de salvação para o ser humano. Ela é sempre boa notícia para os que sofrem. Sendo assim, a catequese está a serviço do êxito total do ser humano, por isso, tem uma dimensão educativa, promocional e humanizadora. O objetivo mais importante da atividade catequética consiste em ajudar o ser humano a realizar-se na própria vida, atendendo ao chamado de Deus. Aos padres e diáconos, catequistas, funcionários, agentes de pastoral, irmãos dizimistas e aos fiéis em geral nossos sinceros agradecimentos e votos de feliz Natal e próspero ano novo. (Pe. Elias Ramalho Gomes).