Domingo, 24 de maio, é rico em comemorações: é graça sobre graça! Pois celebramos a festa da Ascensão do Senhor. Lucas narra assim a ascensão: “Então Jesus levou os discípulos para fora da cidade até Betânia. Aí, ergueu as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, afastou-se deles, e foi levado para o céu. Eles o adoraram, e depois voltaram para Jerusalém, com grande alegria” (Lc 24, 50-52).
É também “Dia Mundial das Comunicações Sociais”. Jesus é a própria comunicação do Pai à humanidade. Aqui vai uma invocação de bênção sobre as pessoas que se dedicam aos meios de comunicação social. Fazem obra de elevada importância para a paz e o progresso dos povos. A própria democracia não subsiste sem comunicação com ética e respeito à verdade.
Durante a semana que vai da Ascensão do Senhor até Pentecostes celebraremos no hemisfério sul a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O lema é tirado de Ezequiel: “Unidos na tua mão” (Ez 37, 17). O ideal da unidade é bem expresso no livro do Apocalipse: “Eis a morada de Deus com os homens. Ele habitará com eles. Eles serão o seu povo e ele será o Deus que está com eles” (Ap 21, 3).
Dia 24 de maio é ainda “Dia de Oração pela China”, por determinação do papa Bento XVI. A China merece uma consideração especial nos próximos dias.
Para o Rio Grande do Sul e de modo especial para a Diocese de Santa Cruz do Sul a Primeira Jornada Estadual de Catequistas é um evento histórico. Nossa Diocese celebra o jubileu de ouro de sua criação e de posse do primeiro Bispo. O jubileu culmina dia 15 de novembro de 2009. Anunciar o Evangelho é a primeira missão dos batizados. Os catequistas, mulheres e homens, dedicam boa parte de sua vida para aprofundar o Evangelho junto às famílias, aos adultos, jovens e crianças. Durante o Ano Catequético, proclamado para comemorar os dois mil anos de nascimento do Apóstolo Paulo, as catequistas e os catequistas aprofundam o tema do discipulado: “Catequese, Caminho para o Discipulado”.
O paradigma é a catequese do próprio Jesus para os discípulos de Emaús. Eles mesmos reconheceram depois: “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” (Lc 24, 32-35). Assim deve ser a catequese!
Peço ao povo diocesano que acolha com alegria e disponibilidade os milhares de catequistas das 18 Dioceses do Estado. Para que se sintam bem-vindos em Santa Cruz do Sul.
Fonte: CNBB