CF: Paz é Fruto da Justiça - Campos Filho

Vereador Campos Filho - Trabalha com Justiça Social

Estamos em tempo de Quaresma.

É  tempo de jejum abstinência, e conversão.  Durante quarenta dias caminhamos como Jesus no deserto. Caminhamos rumo a Páscoa (vida que brota da vida).

Nesta caminhada da Quaresma a CNBB, Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil lança a Campanha da Fraternidade, que há quarenta e seis anos faz parte da Quaresma.  Este ano  o tema é Fraternidade e Segurança Pública e o lema Paz é fruto da Justiça.  Um  lema bem   sugestivo,  tirado do livro do profeta Isaias, cap 32, 17.

O medo,  a  insegurança que afeta a todos.

A Campanha vem nos orientar que  a paz é possível e que  precisa estar dentro de cada um de nós, nos nossos atos, comportamentos em casa, no trânsito, no trabalho.

Aqui cabe o refrão conhecido “a paz é você quem faz”.

É  preciso saber  onde estamos colocando nossa confiança. A respeito disso o Hino da Campanha da Fraternidade nos faz este questionamento “Onde pões tua confiança, segurança, quem te traz?  É o amor que tudo alcança, só justiça gera a paz”.

A paz tão sonhada, cantada em canções  tão lindas só chegará até nós, quando ouvirmos a voz do Senhor Jesus.

Aqui cabe a frase de Sto. Agostinho “Retirem a Justiça do Reino e veja se não sobra, apenas um bando de ladrões”.

Isto serve para todos os seguimentos, quer seja leigo, religioso, político, etc. A Paz é resultado da Justiça. Justiça aqui quer dizer;   oportunidades iguais a todos, como trabalho, escola, atendimento médico, lazer, e segurança etc.

Vivemos em um País com a maior desigualdade social do mundo, ou seja, muitos tem pouco e poucos têm muito.
Como resolver isso?  É  preciso Justiça, repartir o pão.

Como diz o salmista, um dia, Paz e Justiça vão se encontrar e um novo reino inaugurar. Essa é a nossa utopia possível


Campos Filho é formado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e vereador no Terceiro Mandato em Campinas.