Ministros Instituídos da Palavra
A Igreja de Jesus Cristo é toda ministerial, isto é, na comunidade de fé há muitos dons, carismas e serviços. Todo ministério é um serviço à comunidade em obediência ao mandado de Jesus que disse: “Ide pelo mundo afora e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenai” (Mt 28,15s) a fim de que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10s).
Segundo o apostolo Paulo, falando aos cristãos de Corinto (1Cor 12), Deus dá a alguns o dom da palavra (ensinar, pregar) graça do Espírito Santo para a edificação, na fé, da própria comunidade.
Nesta terceira etapa das Santas Missões Populares tem destaque a formação básica dos cristãos católicos, através dos Círculos Bíblicos e da formação fundamental dos discípulos missionários, através da Escola da fé. Tem destaque, também, as visitações e celebrações nas ruas nos setores de missão. Para isto, os Ministros Instituídos da Palavra (MIP) e os coordenadores dos círculos bíblicos têm muito importância e responsabilidade.
O Mistério de Cristo deve ser anunciado, através da ação evangelizadora e missionária; deve ser celebrado através da ação litúrgica e testemunhado no serviço ao próximo, através da ação social e profética. O MIP, na sua atuação em nome da Igreja, deve atingir as três realidades da missão da Igreja de Cristo: ensinar, celebrar e testemunhar a fé cristã com convicção, criatividade e alegria.
Nas dimensões do anúncio e da celebração, o MIP atua nos Círculos bíblicos, na celebração da Palavra e de exéquias, na pregação por ocasião de encontros e espiritualidades. Na dimensão do testemunho da caridade, o MIP está atento para as necessidades dos mais pobres, solicitando da comunidade ações de promoção humana ou de contestação àquilo que é prejudicial à dignidade humana.O Ministro Instituído da Palavra atua numa comunidade ou área de missão ou pastoral ou movimento conforme a Igreja lhe ordena, através do Ministro Ordenado, sendo sempre ponto de referência e de motivação evangélica para todos. Ele é uma pessoa do diálogo, do consenso, da verdade na caridade e de convicção cristã católica insuspeita. Por força e exigências de sua função, atualiza-se nas ciências humanas e aprofunda-se no conhecimento da Palavra de Deus, da Doutrina Católica, das Diretrizes Pastorais e Normas Canônicas da Igreja.
Estamos felizes e agradecidos a Deus pelas pessoas da nossa paróquia que se colocaram a disposição para esse serviço. No dia 15 de março elas serão revestidas e enviadas para a missão e atuarão nas três áreas pastorais que constituem a nossa paróquia: Santo Antonio, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Neves.
(Pe. Elias Ramalho Gomes)