Todos chamados à vida e a missão.

Pe. Luiz Cláudio A. Macedo
Comentarista

Redentoristas: todos chamados à vida e à missão  
     
 O mês de agosto chegou trazendo em seu interior o convite para que nos debrucemos sobre o tema “Vocação”. Desde o Concílio Vaticano II busca-se, com o mês vocacional, despertar nas comunidades sua consciência vocacional. Vale lembrar que foi Dom Aloísio Lorscheider, quando ainda era Bispo de Novo Hamburgo – RS, que instituiu uma comissão para elaborar um diretório vocacional para a diocese e que no ano de 1970 nascia a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. A CNBB, em 1981, instituía o mês vocacional para todo o país. Hoje, todos nós somos convocados a rezar e trabalhar em prol das diversas vocações que devem nascer, a partir de nossa atuação, em nossas comunidades.
Neste ano de 2008, o mês vocacional tem como lema: “Família de Deus: Todos chamados à vida e à missão”. Jesus faz dos seus discípulos sua família e todos são missionários. Cada cristão hoje consciente dessa pertença à família de Deus assume e vive a sua vocação seja ela ministerial, familiar, consagrada e leiga. No mês de agosto, a cada domingo, rezamos e assumimos com mais consciência e atenção esses chamados.
O Missionário Redentorista, Padre ou Irmão, neste contexto vocacional, assume sua missão: Evangelizar os mais abandonados, aqueles que a Igreja ainda não pôde prover de meios suficientes de salvação. Para isso serão empregados os meios que sejam, ao mesmo tempo, conformes ao Evangelho e eficazes. Os Redentoristas vivem sua vocação junto do povo ao qual foram enviados, evangelizam os pobres e por eles são evangelizados. Interpretam fraternalmente as angústias dos homens, para discernir nelas os verdadeiros sinais da presença e desígnio de Deus.
Assim, os Missionários de Nossa Senhora contribuem, no seio da Igreja, a grande comunidade católica (universal), com sua missão de discípula e missionária de Jesus Cristo, para que todos tenham vida em abundância. Rezemos a oração vocacional para esse mês de agosto:
Senhor da Messe e pastor do rebanho faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.
Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e pastor do rebanho chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder o SIM. Amém.
 
Fonte: Rádio Aparecida