Estamos realizando mais uma semana diocesana de evangelização sobre o dízimo. Trat-se de um momento intensivo de missão para refletir com as pessoas em especial, com os católicos que ainda não fizeram esta experiência, sobre o significado e importância da co-responsabilidade com a sua comunidade de fé, através do dízimo e da oferta não por "caridade", mas por amor a Deus e a sua Igreja.
O dizimista fiel tem consciência de que tudo o que ele é e tem tudo é dom de Deus, e ele manifesta isto através de sua gratidão e compromisso com a obra do Senhor. Manter e dinamizar as estruturas de evngelização, promover a formação dos fiéis e a dignidade dos empobrecidos, eis a obra do Senhor.
Este espírito de partilha se encontra fundamentado na Palavra de Deus, tanto no antigo quanto no novo testamento. No AT o dízimo e a oferta obedecem a uma exigência legal, por isto eram obrigatórios. No NT o dízimo e a oferta são atitudes espirituais, por isto são pura gratidão. São frutos da alegria de quem encontrou a felicidade no relacionamento oblativo com Deus e com os irmãos.
A nossa diocese louva a Deus pela graça de ter suprimido todo tipo de taxa para a celebrção dos sacramentos. Hoje, toda manutenção da Igreja, em todos os níveis e necessidades, é feita através do dízimo e oferta nas paróquias e do dízimo e oferta das paróquias.
Faça a experiência e veja quantas graças você receberá só pelo fato de ser fiel!
A todas as pessoas comprometidas com a evangelização e conscientização sobre a co-responsabilidade cristã, espalhados por toda diocese, nossa prece e gratidão.
Pe. Elias Ramalho Gomes - coordenador diocesno de pastoral