Por que é tão difícil dizer: "A responsabilidade é minha?"

 

         Desde a origem é assim: Deus interrogou Adão, que responsabilizou Eva que responsabilizou a serpente...
         Fomos dotados de inteligência, vontade e liberdade, mas temos uma enorme dificuldade de usar essas faculdades. As coisas boas vêm de Deus e as más do diabo. E o que é que vem de nós? Afinal, Deus nos fez co-criadores, ao menos foi isso que me ensinaram na teologia. Sendo assim, somos também responsáveis pela evolução da criação de Deus. Se não somos meros e passivos espectadores é preciso que assumamos a responsabilidade por algumas coisas que têm surgido na humanidade. Acho bom que isso aconteça, assim, tiraremos de Deus a responsabilidade por muitas desgraças que nós provocamos.
         Pouco por vez é preciso que haja uma mudança de mentalidade em relação às nossas ações. Ao invés de culpa eu sugiro que nós nos sintamos responsáveis por aquilo que fazemos ou deixamos de fazer. A culpa exige uma pena - basta vê a famosa pergunta pós-confissão: "Padre, qual a minha penitência?" Paga a pena o sujeito sente-se livre.
         Responsabilidade é outra coisa; implica compromisso, empenho, determinação em transformar ou consertar o estrago feito a partir da própria ação. Responsabilidade é sinal de maturidade e protagonismo.
         É por isso que Deus deve ficar espantado com a nossa incapacidade de assumirmos projetos de transformação do mundo pedindo sempre a ele que resolva tudo pra nós.