O educador da escola católica seja competente e rico em humanidade

O educador da escola católica seja competente e rico em humanidade

Papa à Plenária da Congregação para a Educação Cristã  


 

“A educação católica é um dos mais importantes desafios da Igreja, empenhada hoje em realizar a evangelização num contexto histórico e cultural em constante transformação” – considerou o Papa Francisco, recebendo esta manhã os participantes na Assembleia Plenária da Congregação para a Educação Católica, que decorre nestes dias no Vaticano, tendo incluindo já ontem, na Universidade Urbaniana, um Fórum sobre “Educar hoje e amanhã”.

O Papa chamou a atenção para três aspetos: o valor do diálogo na educação; a preparação qualificada dos formadores; e a importância e responsabilidade das Instituições educativas – escolas e
Universidades católicas. O Santo Padre esboçou mesmo um perfil do educador católico:

“O educador nas escolas católicas há de ser muito competente, qualificado, e ao mesmo tempo rico em humanidade, capaz de estar no meio dos jovens num estilo pedagógico, para promover o seu crescimento humano e espiritual.
Os jovens têm necessidade de qualidade no ensino e ao mesmo tempo de valores, não só enunciados, mas testemunhados. A coerência é um factor indispensável na educação dos jovens”.

 

Fonte: Rádio Vaticano