Jornada Mundial da Juventude

 Patos acolhe a Cruz Peregrina no evento"Bote Fé"

       A escolha do Brasil para sediar a Jornada Mundial da Juventude,em 2013 foi anunciada pelo Papa Bento XVI em Madrid, na Espanha, nos mês de Agosto, onde aconteceu a última edição do evento.

      Para simbolizar a passagem da cruz pelas dioceses brasileiras, um grupo de jovens espanhóis, entregou a grande cruz de madeira e a imagem da virgem JMJ aos brasileiros que estavam vestidos de verde e amarelo. Falando em português, Bento XVI disse na época que esperava estar reunidos com os jovens dentro de dois anos no Rio de Janeiro, no Brasil.

      A cruz da Jornada Mundial da Juventude ( JMJ ) é conhecida por diversos nomes, a exemplo de Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz peregrina e Cruz dos Jovens em função de ser entregue pelo Papa João Paulo II aos Jovens para que levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

     ENTENDA A HISTÓRIA : Em 2003 o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo simbolo de Fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, naquela ocasião, disse o Beato João Paulo II: " Hoje eu confio a vocês o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar a jornadas mundiais da Juventude, junto com a Cruz .
Contemplem sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como apóstolo João, a conhecê-la em suas vidas " . Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Em 2004 a Cruz começou um compromisso que, desde de então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

     Os símbolos da JMJ já peregrinaram por diversas partes do mundo, através da Europa,  das Américas, Ásia, África, Oceania e  agora se encontra no Brasil. Agora podemos tocá-la e venerá-la aqui em nossa Diocese, aqui em nossas cidades.

     Ao longo da história, a igreja no Brasil tem assumido e efetivado sua opção preferencial pela juventude. O documento85, " Evangelização da Juventude - Desafio e Perspectiva Pastorais", lançado em 2007, e a busca de comunhão das diferentes expressões de Juventude no Brasil motivada por este documento são sinais visíveis desse esforço. A recém- criada Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude na Assembléia Geral da CNBB deste ano e a aprovação do tema sobre a juventude para a Campanha da Fraternidade de 2013 revelam, também, este carinho para com os jovens. E agora, com a JMJ acontecendo no Brasil, nossa Voz a favor dos jovens se torna mais fortes e comprometedora.

    Participemos, pois, deste acontecimento histórico recebendo a Cruz JMJ e o Ícone de Nossa Senhora manifestando o rosto jovem de Nossa Igreja. A presença espiritual do Beato João Paulo II nos acompanhará. É a diocese de Patos rumo á Jornada Mundial da Juventude .