Irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança desde 2007, reforça que "desde o começo da missão até hoje percebemos o quanto a Pastoral da Criança cresceu, se fortaleceu e se expandiu. Por isso,devemos agradecer, nos alegrar, festejar. Contudo, é sempre bom refletir, avaliar, olhar para o passado e planejar o futuro".
Histórico da Pastoral da Criança
Foi baseada no Evangelho de São João (Jo 6, 1-15), que versa sobre o milagre da multiplicação dos cinco pães e dois peixes que saciaram cinco mil pessoas com fome, que foi desenvolvida a metodologia da Pastoral da Criança. Foram organizados grupos de famílias e comunidades, onde líderes se dispõem a trabalhar voluntariamente, animados pela mística da fraternidade.
Os voluntários são os responsáveis pelos resultados alcançados pela Pastoral da Criança nestes 28 anos de existência. Em sua grande maioria mulheres, são verdadeiras heroínas anônimas, a maioria delas, de baixa escolaridade, e que repartem o pouco que têm com os que nada têm e louvam a Deus pela oportunidade de aprender muito e poder ensinar muito às famílias; querem sempre aprender mais para poder salvar mais vidas.
CNBB Pastoral da Criança
CNBB Pastoral da Criança