O Bairro das Placas é um dos menores bairros da cidade de Patos, mas campeão em problemas sociais, entre os quais: homicídios, saneamento básico, casas insalubres e precariedade na assistência social por parte dos poderes públicos. Além disso, o Bairro enfrenta graves problemas com o tráfico de drogas que tem vitimado a juventude. A reportagem do patosonline.com aceitou o desafio e foi ver de perto a realidade vivida por uma das famílias do Bairro das Placas, principalmente na parte escondida por trás das casas de alvenaria.
No centro do Bairro está à parte “favelizada”, surgida por anos e anos de descaso do poder público com as famílias pobres. Esse descaso caótico foi se construindo nos últimos 20 anos dos governantes locais.
“A riqueza de um lado e a pobreza no outro. O homem sempre foi um ser social, mas a ganância gerada pelo capitalismo criou uma multidão de miseráveis sobrevivente das migalhas dos ricos. Com isso criou um embrutecimento revoltoso e sem controle que de tempos em tempos explode em convulsões sociais”, Luiz Falcão, economista e líder latino-americano revolucionário.
A reportagem do Patosonline.com foi conhecer a realidade da família de Francisca das Chagas dos Santos “Tica”, 37 anos, mãe de seis filhos: Alexandra - 17 anos, Rafael - 15, Cristiano – 14, Rafaela - 11, Jordí - 09 e Paulo Victor - 04. Tica mora a vinte anos no Bairro das Placas. A renda da família vem da coleta de material reciclado colhido nas ruas de Patos com o auxilio de uma carroça de tração animal. A bolsa escola também auxilia com R$ 134,00 vindos da soma dos três filhos que freqüentam a escola. O marido realiza trabalhos temporários, os chamados bicos, como pedreiro e pescador. Os pais de Tica já faleceram e uma das suas irmãs é sua vizinha.
Para marcar a entrevista com Tica a reportagem foi um dia antes e agendou para a manhã seguinte. Os olhares de censura por parte de alguns moradores pela presença do estranho no Bairro puderam ser percebidos com facilidade. Ao chegar à casa da entrevistada encontramos um dos filhos de Tica com um facão na mão tentando abrir um coco seco. Percebemos que aquele seria o café da manhã da criança.
Na gestão do ex-prefeito Dinaldo Wanderley – PSDB foram construídas várias casas no Bairro das Placas para famílias carentes, uma dessas casas prometida para Tica, mas ficou só na promessa. As casas que foram construídas esconderam a misérias das casas de taipas que ficaram por trás das de alvenaria. Apesar das polemicas em torno das verbas e da utilização dos recursos para a construção elas estão lá.
Na gestão do atual prefeito, Nabor Wanderley - PMDB, a casa da família de Tica também foi prometida, mas foi mais uma promessa não cumprida como na gestão do ex-prefeito. Tica aguarda esperançosa que um dia sua casa venha para dar mais dignidade à sua família.
“Aqui tem problema de alimento”, disse Alexandra que não conseguiu segurar a voz. Essa foi quase a única frase dita pela jovem durante a longa conversa que a mesma presenciou da entrevista com sua mãe.
A única diversão dos filhos de Tica é a televisão na pequena sala que divide espaço com a geladeira e o guarda-roupa. Os meninos se divertem com o jumento que não reage a nenhuma provocação. Um dos filhos está com problema de pele, problema comum devido ao ambiente insalubre que vive a família.
Os cômodos da casa são sufocantes para um local em que sobrevivem 08 pessoas. Sala, quarto, cozinha e quintal (fotos). As crianças já se familiarizaram com todos os locais da “casa”. A nossa reportagem só não conseguiu entender como aquelas 08 pessoas dormem nos espaços.
Esse foi um relato da entrevista com uma mulher de caráter chamada Francisca que cuida dos seus 6 filhos. Mas outras com a mesma situação estão espalhadas pela cidade de Patos. Algumas em casas de alvenaria com a mesma dificuldade de alimentos e conforto para os filhos, mas com uma aparência que esconde a dura realidade das famílias pobres de nossa cidade.
Se pudéssemos descrever todos os detalhes de nossa entrevista teriam mais três páginas. Mas vamos parar por aqui. Quem sabe algum político detentor de mandato eletivo em nossa cidade ler e resolve ajudar, afinal o espírito natalino está bem mais aflorado com suas luzes a iluminar a consciência dos homens do poder.
Jozivan Antero – patosonline.com
Click nas fotos para ampliar e veja no topo da página
Fonte: Patosoline.com