Aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 15, na Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, a sessão especial que homenageou os 100 anos de Dom Expedito Eduardo de Oliveira. A sessão especial foi propositura do vereador José Mota Victor – PMDB a pedido da Pastoral de Comunicação da Diocese de Patos - PASCOM e contou com mais três vereadores, Chico Bocão – PMDB, Edleudo Lucena – PT e Marcos Eduardo – PMDB.
Na justificativa do vereador José Mota para a realização da sessão o mesmo usou trecho de um discurso do deputado federal Ernany Sátiro: “Sacerdote virtuoso, espírito sereno, Dom Expedito sempre esteve voltado para a missão apostólica. Não é que fosse indiferente aos problemas sociais, mas continha-se dentro de uma linha moderada, em que dominava, acima de tudo, a preocupação espiritual. Dom Expedito também era uma vocação literária, autor de várias obras de teatro, que exibia, quase que em surdina no teatro amador de sua diocese, com uma preocupação elevada dos destinos do homem, voltada sempre para Deus. Cearense de nascimento fez de Patos sua segunda terra natal. Identificou-se de tal modo com o povo e com os destinos daquela Diocese que, antes de morrer, manifestou a vontade de ser sepultado ali mesmo”.
Dom Expedido foi o 1º Bispo da cidade de Patos, fundou a Rádio Espinharas de Patos, criou a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, criou a Paróquia de São Sebastião, Fundou a Escola Normal São José, trouxe para Patos a Cáritas Brasileira objetivando socorrer os flagelados da seca em 1963 cadastrando cinco mil famílias para receber cestas básicas e roupas, realizou a primeira ordenação da Catedral de Nossa Senhora da Guia, criou a Renovação Carismática, Apostolado da Oração, Cursilhos de Cristandade, Focolares, Legião de Maria, Mãe Rainha, Pastoral da Juventude, Congregação Mariana entre tantas outras realizações.
O plenário da Câmara Municipal de Patos esteve durante toda sessão vazio mesmo diante de tão grande homenagem ao centenário de nascimento de Dom Expedito Eduardo de Oliveira. Fez uso da tribuna o vereador-autor José Mota Victor – PMDB, o Bispo da Diocese de Patos Dom Manuel dos Reis de Farias e Carlos Ferreira Silva.
“Reconhecer a história desse homem (Dom Expedito) que veio de Ceará e aqui deu passos tão bem acertados em favor do povo de Deus, dessa cidade e da região na formação, na educação, na promoção humana, na comunicação. Um trabalho de um verdadeiro Pastor que deu passos tão importantes a favor da dignidade da pessoa humana”, disse Dom Manuel dos Reis.
Fonte: Jozivan Antero – patosonline.com