Na noite desta terça-feira (01/03), foi realizada uma missa na residência do casal Agrimar e Maria Auxiliadora, com a participação de mais de quarenta missionários do setor Santa Terezinha. A santa missa foi presidida por Pe. Elias Ramalho, que enfatizou na ocasião a singularidade do mistério ali celebrado, lembrando que nos primórdios do cristianismo os fiéis se reuniam do mesmo modo, nas residências uns dos outros, para celebrar a Eucaristia, formando verdadeiras “igrejas domésticas” (cf. Rm 16, 5; 1Cor 16, 19; Cl 4, 15; Fm 1, 2).
Em sua homilia, Pe. Elias criticou o relativismo do mundo contemporâneo e o pragmatismo que tomou conta das relações sociais. Lembrou que a Páscoa é tempo de valorização da vida e que devemos amparar as iniciativas que geram vida nova para os mais carentes, através do cultivo da solidariedade, do perdão, da partilha e do comprometimento com as causas sociais.
“O mundo de hoje é guiado por valores utilitarista. As pessoas buscam apenas o que é útil e prazeroso, o que lhes agrada e conforta – todo o restante é descartado. Dentro dessa uma visão utilitarista, pragmática, individualista, o ser humano vale não pelo que ele é de fato, ou seja, filho e filha de Deus, mas pelo que pode produzir ou oferecer ao outro. A vida em si está sendo desvalorizada, basta lembrar o que ocorre no campo da biogenética, em que se descartam células incapazes de produzir serem humanos perfeitos, sem doenças”, afirmou.
Pe. Elias também teceu comentários sobre a frase dita por Jesus a Nicodemos, retirada do evangelho do dia: «És doutor em Israel e ignoras estas coisas!» (Jo 3, 10)
Para o pároco de Santo Antonio, o relato narrado por João nos fala do encontro de dois grandes Mestres: Jesus e Nicodemos, o doutor da Vida versus o doutor da Lei. "Nicodemos, com toda sua sabedoria, é incapaz de entender 'as coisas do alto'. Isso é uma metáfora do que acontece com os 'doutores' de hoje”, disse o padre. “São muitos os que destacam em seu ramo de atividade em razão do conhecimento adquirido nos mais variados campos do saber humano, ainda que pareçam crianças, como Nicodemos, diante das interpelações de Cristo”.
Ao final da celebração, os missionários do Setor Santa Terezinha anunciaram o início dos círculos bíblicos nas ruas do bairro, com a formação de duas equipes, que se reunirão a partir do dia 15 de abril (terça-feira), nas residências de Vanda e Geralda.
* Equipe Pascom