A cidade de Patos foi palco do 1º Mutirão de Comunicação promovido pela Pastoral de Comunicação da Paróquia de Santo Antonio – PASCOM. O evento aconteceu no Centro de Treinamento da própria paróquia, no bairro do Santo Antonio, entre os dias 17 a 19 de setembro. Um dos objetivos do Mutirão foi ajudar a organizar a Pastoral da Comunicação na Diocese de Patos, com a formação de equipes diocesana e paroquiais, e articular a comunicação interna e externa da diocese.
Durante o evento, a cidade de Patos recebeu pela primeira vez a Assessora de Comunicação do Setor Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, área de formação, Irmã Élide Maria Fogolari, que proferiu palestra de formação sobre a Pastoral da Comunicação para padres, diáconos, seminaristas e leigos da diocese de Patos. A representante da CNBB teve uma participação fundamental durante todo o evento, com contribuição ímpar na formação de todos os presentes.
Um dos temas abordados pela representante da CNBB foi as “A Mística do Comunicador Cristão”. Na ocasião, a Irmã Élide falou de sua experiência como assessora pessoal do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, no período da Ditura Militar Pós-1964. O evento terminou neste domingo, 19, ao meio dia, e contou com a presença de cerca de 80 pessoas de diversas paróquias.
“Não conhecia a cidade de Patos. Encontrei uma cidade bonita e com pessoas abertas para novas discussões. A comunicação deve ser trabalhada em todos os setores sociais. Tenho visto a democratização da comunicação como fundamental para o desenvolvimento do povo”, disse Élide.
“Este mutirão significa um passo importante no sentido da comunicação da Igreja local. Até o momento não contamos com equipes constituídas e organizadas da Pascom em muitas paróquias”, explicam os coordenadores do evento, Gislenisa Fernandes e Marcos Antônio.