Juízes da Paraíba realizam audiência pública nesta segunda (13)
11/09/2010 - 00:00
Os juízes das 1ª, 64ª, 70ª, 76ª e 77ª Zonas de João Pessoa (PB) realizarão na próxima segunda-feira (13), às 10h, no Auditório do Fórum Cível Mário Moacyr Porto, uma audiência pública com o objetivo de conscientizar os eleitores da importância do voto e do papel que cada um tem a cumprir na fiscalização do pleito. O evento será o ponto alto da campanha “Eleições Limpas - Não Vendo meu Voto” na Paraíba, iniciativa da AMB em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, participará do evento juntamente com os juízes Marcos Aurélio Pereira Jatobá Filho e Romero Carneiro Feitosa, que na ocasião falará sobre os objetivos da audiência. Na Capital, o evento recebe ainda o apoio do Fórum de Combate à Corrupção (Focco).
Segundo o juiz Antônio Silveira Neto, presidente da Associação de Magistrados da Paraíba (AMPB), durante a audiência serão debatidos com a comunidade temas como corrupção eleitoral, compra de votos, ameaças a eleitores, além de assuntos de grande interesse, relativos ao dia da eleição, sendo colhidas e registradas em ata eventuais reclamações e denúncias pelo povo.
Silveira Neto também participará da audiência pública e chama a atenção para a importância do evento, “que deve ser bem divulgado, no sentido de chamar a participação do eleitor, que tem na audiência pública a oportunidade de esclarecer dúvidas pertinentes às eleições 2010, bem como uma oportunidade para fazer eventuais denúncias”, lembrou.
Marcos Jatobá Filho, juiz que responde pela 64ª Zona de João Pessoa, declarou que “a importância maior é divulgar o trabalho que vem sendo feito pela Justiça Eleitoral para conscientizar o eleitor de que deve escolher corretamente os seus candidatos e o próprio eleitor ser também um auxiliar da Justiça para prevenir a corrupção eleitoral”, disse o magistrado.
Marcos Jatobá Filho enfatizou que o comparecimento do eleitor, “como pessoa do povo para encaminhar sua reclamação, manifestar sua opinião sobre campanha eleitoral, é de grande valor” e aguarda uma participação considerável do público interessado, assegurando que “as questões trazidas serão respondidas e o que tiver de ser investigado, será”. Informou, por fim, que a ata da audiência será encaminhada ao Ministério Público, e que denúncias relativas à propaganda eleitoral de rua irregular podem ser feitas pelo Disque Denúncia através dos telefones: (83) 3512-1024, das 8 às 22h.
Em breve divulgaremos as ações de juízes eleitorais no interior do Estado, com o objetivo de esclarecer os eleitores através das ferramentas da campanha “Eleições Limpas – Não Vendo meu Voto”. Para conhecer mais a campanha, acesse o hotsite: www.amb.com.br/eleicoeslimpas2010 e baixe todo material gráfico disponível, assim como spots de rádio e vídeo institucional.
*Com informações da Ascom do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPB 10/9/2010