A emoção tomou conta dos agraciados com os Prêmios de Comunicação da CNBB, edição 2009, entregues na noite de ontem, 23, durante o segundo Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. A cerimônia de entrega dos prêmios, com transmissão ao vivo pelas TVs católicas, foi no auditório da TV Aparecida, em Aparecida (SP).
A diretora do filme 5x Favela, Luciana Bezerra, uma das vencedoras do Margarida de Prata (cinema), uma das mais emocionadas, explicou o sentido do filme, feito pela primeira vez em 1961 por Cacá Diegues. “O filme nasceu da ideia de Cacá Diegues de fazer novamente o 5x Favela, mas agora na ótica dos moradores da favela”, disse. “Este filme é muito mais que um filme. É um ato político, de perseverança e de solidariedade”, completou.
Marcelo Canelas foi um dos vencedores do troféu Clara de Assis, dado a produções televisivas. Ele concorreu com o documentário sobre a Amazônia, Cabeça do Cachorro, que trata da questão indígena em São Gabriel da Cachoeira (AM). “Queremos oferecer este prêmio aos povos indígenas de São Gabriel da Cachoeira”, disse. Ele destacou a diversidade cultural da região como um “patrimônio de todo o povo brasileiro”.
A jornalista Andreia Moroni também não escondeu sua alegria ao ser premiada com o troféu Microfone de Prata, na categoria rádio, com o programa jornalístico O Brasil Hoje. “Este prêmio é um grande incentivo para produzirmos novos programas”, disse.
Entre uma platéia de 400 pessoas que assistiram à cerimônia estavam o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, e o presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta, que recebeu uma placa pelos oito anos à frente da Comissão.
O grupo Cantores de Deus animou a cerimônia e encantou a plateia com seu repertório variado. A cerimônia, que começou pontualmente às 21h, terminou pouco depois das 22h.
Confira a lista completa dos vencedores da edição 2009 dos Prêmios de Comunicação da CNBB.
Prêmio Margarida de Prata de Cinema
Curta-metragem: O som do tempo – diretor: Petrus Cariri Maia de Moura
Longa-metragem: 5X Favela – diretores: Wagner Novaes, Renata de Almeida Magalhães e Luciana Bezerra
Documentário: Duas vidas e uma só causa – diretores: Tatiana Palastri e Alexandre Rampazzo
Menção honrosa: O advogado das almas – diretores: Thaisa Cerveira e Rafael Salim
Prêmio Microfone de Prata de Rádio
Categoria Jornalismo: Jornal Brasil Hoje – Andrea Moroni – Rádio Aparecida
Categoria Religioso: programa Experiência de Deus – Geizon Sokacheski e Zélia Moreira - Rádio Evangelizar (Curitiba-PR)
Categoria Entretenimento: programa Ponto de vista – Marcelo Samurai, Juninho Delzemi e padre Elias de Souza – Rádio América (Belo Horizonte-MG)
Categoria especial: Arquidiocese de Brasília 50 anos – Anderson Mendanha – Rádio Nova Aliança (Brasília-DF)
Menção honrosa: Pequeninos do Senhor – Sérgio Rodrigues – Rádio Central (Campinas-SP)
Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa
Jornalista Juliana Borba com a reportagem Notas de Solidariedade – Revista Família Cristã
Jornalista Nanci Alves com a reportagem Na estrada da vida nada se perde - Jornal Opinião, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG)
Prêmio Clara de Assis de Televisão
Categoria documentário: Paixão de Cristo – Diretor: Vitor Hugo Cardoso
Categoria reportagem: Cabeça do Cachorro – Marcelo Canellas
Fotos: Daniel Fagundes
Fonte CNBB