Responsáveis pela formação nos seminários se reunem em São Paulo


Formadores, psicólogos e psicopedagogos que atuam nos seminários estão reunidos, desde segunda-feira, 5,  no “Centro Pastoral Santa Fé”, em São Paulo, para estudos e reflexões baseados no documento da CNBB, Diretrizes para a Formação de presbíteros da Igreja no Brasil. A reunião prossegue até sexta-feira, 9.

“O encontro tem como finalidade auxiliar as equipes de formação no processo formativo nesta época de mudanças”, explica o assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, padre Reginaldo Lima.

O encontro é orientado pelo padre Dalton Barros, que discutiu com o grupo as transformações do tempo, da intimidade, da comunicação, da economia e do poder.Segundo padre Barros, os que atuam nas casas de formação (seminários) devem ser uma presença qualificadora, de modo que os formandos possam sentir-se verdadeiramente amparados no processo formativo. “Ninguém pode corrigir sem estar presente, ou ninguém pode corrigir sem amar”, disse padre Barros.

Os 53 participantes, entre formadores, psicólogos e psicopedagogos, discutiram, ainda, sobre três elementos fundamentais do processo formativo: a casa de formação, o cotidiano da formação e a presença do formador.

O presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), padre Paulo Dal” Bó, salienta a importância do encontro não só como espaço para adquirir novos conhecimentos, mas de modo especial como oportunidade de troca de experiências entre as diversas casas de formação.

“Este encontro insere-se na dinâmica proposta pela diretoria da OSIB como instrumento de acompanhamento do trabalho realizado nas diversas casas de formação”, conclui Pe. Dal’ Bó.

Fonte: CNBB