Reunidos desde a sexta-feira, 25, em Brasília, os 40 participantes do 11º Encontro Nacional da Rede Brasileira Justiça e Paz, discutem hoje [sábado] temas da conjuntura nacional e internacional, com o objetivo de contextualizar os trabalhos das Comissões Justiça e Paz (CJP) espalhadas pelo Brasil.
Na manhã deste sábado, entre outros temas, foi discutida a conjuntura mundial, latino-americana e brasileira, bem como o papel da Igreja nestes cenários. Os participantes também puderam, de maneira direta, fazer suas perguntas aos conferencistas que apresentaram as temáticas.
“Com os temas tratados ao longo do dia queremos conhecer com mais profundidade a complexidade da realidade que estamos inseridos, tanto em nível nacional como latino-americano e mundial. O momento atual exige uma ação inteligente das Comissões Justiça e Paz para avançarmos o profetismo da Igreja”. Foi o que disse sobre as temáticas discutidas hoje, o secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Daniel Seidel.
Para a assessora jurídica do Regional Noroeste da CNBB (Acre, Sul do Amazonas e Rondônia) e membro da CJP Regional, Letícia Botelho, o evento possibilita o fortalecimento das Comissões através de discussões e troca de ideias. “As trocas de experiências e conhecimentos enriquecem nossos trabalhos e contribui nos futuros projetos para a melhoria do social”.
A advogada Ana Maria, da Congregação das Irmãs Catequistas missionárias, também destaca a importância do pensamento conjunto suscitado no evento para o aprimoramento dos trabalhos nas bases. “O encontro possibilita o fortalecimento da rede e anima os trabalhos para os membros continuarem a lutar nas bases, pois aqui adquirimos uma visão mais globalizada dos problemas e das conquistas que temos”, sublinhou.
A contribuição do evento para o desenvolvimentos dos trabalhos nas bases das Comissões Justiça e Paz tem uma importância histórica, segundo o membro da CJP do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), Roque Reckziegel. De acordo com ele, o evento já em sua 11ª edição contribuiu de maneira direta nas lutas sociais do povo brasileiro nos últimos anos.
“Ao tomar conhecimento da realidade social atual nós atuamos nos âmbitos sociais e econômicos deste país e influenciamos decisões importantes a partir dos trabalhos desenvolvidos nos Regionais. Um novo encontro é mais um passo importante na luta pela paz e o social no Brasil”, garantiu.
Marcos Guerra, membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) aponta o encontro como um selecionador de temas a serem priorizados pelas Comissões Justiça e Paz nos Regionais. “Devemos ouvir opiniões diferentes sobre o que deve ser identificado como linha de ação para a CBJP. O evento contribui para peneirar o que vai influenciar as decisões e sugestões dos trabalhos nas CJPs Regionais”.
No período da tarde os participantes irão discutir sobre eleições e a aplicação da Ficha Limpa. Logo depois, às 16h40, haverá um estudo do caderno “Eleições: chão e horizonte”. O evento segue até domingo, 27.
Fonte: CNBB