Nesta sexta-feira, 4, terceiro dia da 46ª Assembléia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos vão debater, pela manhã, assuntos de liturgia e pastoral afro-brasileira. Os temas serão apresentados, respectivamente, pelo presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, dom Joviano de Lima Júnior, e pelo bispo referencial da pastoral afro-brasileira, dom João Alves dos Santos.
Antes da primeira sessão, os bispos celebram a missa, às 7h, com transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão e Canção Nova. A missa será presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Eusébio Scheid. Durante a missa, os bispos rezam as Laudes, a oração da manhã da Liturgia das Horas.
Ontem os bispos se dedicaram ao estudo das novas Diretrizes e apresentaram emendas a serem incorporadas ao texto pela Comissão de Redação. Uma nova versão será submetida ao plenário e ainda poderá sofrer alterações antes da aprovação final que só deve ocorrer ao término da assembléia.
Para a parte da tarde, a programação prevê comunicações sobre os Congressos Missionários Americano (CAM3) e Latino-americano (COMLA8). As atividades se encerram com uma sessão reservada aos bispos às 17:30h.
Eleições para o Sínodo dos Bispos
Também nesta sexta-feira, tem início o processo de eleição dos bispos brasileiros que participarão do Sínodo dos Bispos, em Roma, no mês de outubro. Serão escolhidos quatro titulares e dois suplentes.