Publicado em 25 de Abril de 2010
João Costa
O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Paggoto, reforçou nesta sexta-feira, 23, a determinação papal de proibir a participação de padres na disputa eleitoral de outubro como candidatos a cargos eletivos.
"A determinação de Vaticano, e esta semana foi reforçada por mim, para dizer que eles, os padres que se envolvem com política, estão livres para serem candidatos, mas ao mesmo tempo terão de abdicar do exercício sacerdotal porque no momento em que eles se declararem candidatos, imediatamente baixaremos normas proibindo-os de exercerem seus ofícios sacerdotais", disse Dom Aldo.
A determinação vale para os padres que planejam ingressar na política e para os que dela já participam, a exemplo do deputado federal Luiz Couto e do frei Anastácio, ex-deputado, ambos do PT.
"Eles podem ter suas bases populares, mas não podem ao mesmo tempo celebrar missas e serem candidatos ou manterem atuação política", lembrou Dom Aldo.
"No máximo poderão celebrar discretamente e particularmente suas missas em capelas discretas; não de forma pública estando na condição de parlamentar. Não podem usar a igreja de forma alguma", ratificou Dom Aldo.
Fonte: horaexata.com