A Assembléia Pastoral Paroquial aconteceu nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2010. Para que os trabalhos fossem iluminados pelo Espírito Santo de Deus, as atividades foram iniciadas com um momento de oração.
Em seguida Pe. Elias falou que a Assembléia já tem um sentido histórico para a Paróquia pois, desde de 1994, todo ano é realizada e iniciando com ela os trabalhos pastorais do ano.
O primeiro dia da Assembléia teve o objetivo de socializar aquilo que já havia sido planejado pelas pastorais e comunidades. Sendo que desta feita se tornou mais fácil, em virtude dos padres já terem se reunido com as pastorais e comunidades e planejado aquilo que era prioritário. Portanto, o geral, o conteúdo mais objetivo das pastorais e comunidades já estavam praticamente pronto, tornando assim mais fácil a finalização do Planejamento Pastoral para 2010.
Ainda na fala do Pe. Elias, ele sugeriu que, com a permissão de todos, este ano de 2010 fosse um ano mais catequético. E explicou o significado: que a dimensão formativa deve ser mais acentuada dentro da formação bíblico/catequética. E como exemplo ele citou a Escola da Fé que acontece em Santo Antonio, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Neves.
Para tanto, é preciso que seja dada uma atenção especial no conteúdo da Escola da Fé. A proposta inicial seria estudar o Catecismo da Igreja. Outro exemplo foi a formação. Como exemplo citou a formação litúrgica, não só para as equipes de liturgia, mas para todos os agentes de pastoral.
A formação tem o objetivo de cada vez mais dar consciência do mistério que está sendo celebrado. É preciso que cada vez mais tenhamos a consciência que a nossa fé deve ser anunciada, celebrada e testemunhada.E preciso que tenhamos uma fé fundamentada. Sabermos cada vez mais em quem cremos e porque cremos.
Concluindo os trabalhos do 1º dia, cada pastoral e comunidade apresentaram a essência do seu planejamento para 2010.
No 2º dia da Assembléia, o grupão foi dividido em pequenos grupos para responder um relatório elaborado pela Diocese que, depois de respondido, será levado para a Assembléia das Foranias. As perguntas do relatório ajudou a todos a aprofundar mais ainda a ação pastoral de cada um e quem sabe, melhorar um pouco mais o planejamento de cada pastoral.
Também neste 2º dia de Assembléia Paroquial, foram escolhidos os delegados para representar a Paróquia na Assembléia das Foranias.
Equipe Pascom