País já registra 121 casos de gripe suína.


Brasil registrou neste ano, até 20 de fevereiro, 121 casos de gripe A (H1N1), com seis mortes, de acordo com dados divulgados na terça-feira (9) pelo Ministério da Saúde. A maior parte dos casos (37%) está concentrada no Sul do país.

A pasta não divulgou os Estados onde ocorreram os óbitos, mas já se sabe que um deles ocorreu em Santa Bárbara d'Oeste (SP). Há ainda mais 165 casos em investigação. No ano passado, foram registradas 1.632 mortes pela doença no Brasil.

A expectativa é que haja uma queda no número de casos devido à campanha de imunização que começou anteontem com a aplicação de doses em indígenas e profissionais da saúde. O ministério espera vacinar pelo menos 73 milhões de pessoas.

Ontem, o Senado aprovou a liberação de R$ 2,1 bilhões para o combate à gripe. O dinheiro deverá ser usado, entre outros pontos, para a compra da vacina, distribuição de medicamentos, além da ampliação de leitos em UTIs no país.

O ministro José Gomes Temporão (Saúde) disse ontem que a campanha de vacinação precisa ser mais divulgada. Uma pesquisa da pasta realizada no final de fevereiro com 1.300 pessoas de todos os Estados apontou que 36% não sabiam que "haverá uma grande vacinação" e 42% não sabiam onde receber a imunização. O levantamento, no entanto, foi feito antes da campanha.

fonte: folha on-line / Rádio Aparecida

 ALERTA NA SAÚDE
Brasileiros informados sobre vacina contra gripe

Uma pesquisa divulgada ontem ao Ministério da Saúde mostrou que um terço dos brasileiros entrevistados disseram conhecer o calendário de vacinação contra a gripe A.

Realizada com 1,3 mil entrevistados de todos os Estados entre 20 e 24 de fevereiro, a sondagem aponta que 36% dos brasileiros desconhecem as datas da campanha, cuja primeira etapa teve início na segunda-feira.

– Temos um universo importante de pessoas que não estão adequadamente informadas sobre a campanha – confirmou o ministro José Gomes Temporão (Saúde).

O brasileiro está confiante em relação à eficácia da vacina. Segundo a pesquisa, 71% das pessoas sondadas acreditam que a vacina é eficaz, 83% não têm medo de tomar a vacina, e 84% dos pesquisados gostariam de tomar a vacina.

Brasília
O calendário
QUANDO GRUPO
De 8 a 19/3 Índigenas e
profissionais de
saúde
De 22/3 a 2/4 Gestantes,
doentes crônicos
e crianças de seis
meses até dois anos
De 5 a 23/4 População de
20 a 29 anos
De 24/4 a 7/5 Idosos com
doenças crônicas
De 10 a 21/5 População de
30 a 39 anos

Fonte: Zero Hora