Mutirão reunirá comunicadores do Nordeste


 
Estão abertas as inscrições para o 3° Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2, da CNBB, que será realizado de 23 a 25 de outubro, na cidade de Caruaru (PE). O evento terá como tema: “Processos de Comunicação e Evangelização”, cuja abordagem acontecerá na abertura, na noite do dia 23, em palestra proferida pelo assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Pe. Geraldo Martins.


Durante todo o dia do sábado, serão oferecidas 12 oficinas, simultaneamente, abordando diversos temas, como: Produção de Programas de Rádio, Boletim Impresso, Assessoria de Comunicação, Fotografia, Produção de Blogs, Comunicação e Catequese, Comunicação e Liturgia, Comunicação Pessoal e Grupal, Pastoral da Comunicação, entre outros. Além das oficinas, também serão realizadas atividades culturais.


No domingo, as atividades têm início com a celebração eucarística, às 7h30, e prosseguem até às 11 horas, com a realização de quatro seminários: “Rádios Comunitárias: legislação e organização”, “Leitura Crítica da Cultura Midiática”, “Novas tecnologias: desafios e oportunidades para a Igreja” e “Mística do Comunicador Cristão”. Entre os assessores, estão o bispo referencial da Pastoral da Comunicação, no Regional, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, da Diocese de Caicó (RN); Irmã Elide Fogolari, da Comissão Episcopal da Comunicação, Cultura e Educação, da CNBB; Pe. Geraldo Martins, assessor de imprensa da CNBB; Pe. Marcelino Sivinski, assessor de Liturgia da CNBB, além de outros especialistas em comunicação.


Podem participar agentes da Pascom e de outras pastorais, padres, religiosos, seminaristas, estudantes e profissionais da Comunicação Social.

As inscrições podem ser feitas no endereço: www.3muticom.blogspot.com.

Amigos e amigas, peço que reservem um tempinho e leiam a reflexão, abaixo:
 
Há coordenadores diocesanos dizendo que não há pessoas da Pascom, nas paróquias, ou seja, não há equipes formadas nas paróquias, por isso o pouco número de pessoas para o Mutirão. Então, vamos argumentar da seguinte forma:

. O Mutirão é aberto para agentes da Pascom e de outras pastorais, catequistas, sacerdotes, religiosos, diáconos, seminaristas, professores, profissionais e estudantes de Comunicação Social, comunicadores populares...
 
. Os temas das oficinas e dos seminários são bem amplos e, por isso, o Mutirão pode contemplar várias "classes".
 
. Teremos três assessores da CNBB. Quando será que teremos a oportunidade de termos pessoas que são referência na Igreja, em nível nacional, em nosso meio? Quando será que as equipes de liturgia de nossas dioceses e paróquias terão a oportunidade de participar de uma oficina ministrada pelo Pe. Marcelino Sivinski, da Dimensão Litúrgica da CNBB? QUem o conhece, sabe o quanto o homem sabe de liturgia e sabe ministrar uma oficina. Quando será que os comunicadores das nossas comunidades terão a oportunidade de poder participar de uma oficina com o jornalista que é assessor de imprensa da CNBB (Pe. Geraldo Martins)? E as equipes da Pascom, já veteranas ou que estão se formando, poderem participar de uma oficina  e de um seminário com a articuladora nacional da comunicação (Irmã Élide Fogolari)? Atrevo-me a dizer que é quase uma oportunidade única.
 
. No próximo ano, o tema escolhido pelo Papa para o Dia Mundial das Comunicações é: ?O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra?. No Mutirão, o tema da palestra de abertura, as oficinas e os seminários são uma preparação para bem vivermos o que nos diz o Santo Padre.
 
. Diz a mensagem do Papa: "Ao se familiarizar e valorizar os novos instrumentos midiáticos, sacerdotes e agentes pastorais podem desfrutar da riqueza de seus dados e conteúdos, que facilitam a colaboração e a comunhão. Graças a eles, quem prega e divulga o Verbo da vida pode alcançar pessoas e comunidades de todos os continentes, criando espaços de conhecimento e diálogo, propondo e realizando itinerários de comunhão." Com todos os acontecimentos dos últimos dias e lendo este trecho da mensagem de Bento XVI, reflito: "Diante de tantos e sofisticados Meios de Comunicação, de tantas novidades tecnológicas, dá para a Igreja não pensar sério na comunicação? Como é que uma Diocese, uma paróquia pode chegar aos milhares de fiéis, se não lançar mão dos Meios de Comunicação? E quem vai produzir os atrativos programas de rádio, os sites, blogs, jornais impressos e onlines, organizar o arquivo de imagens digitais.... Para lançar mão destes MCS deve ser gente comprometida e preparada (com conteúdo e tecnicamente). O Mutirão Regional de Comunicação é um espaço privilegiado para nossos agentes aprenderem, se fortalecerem, se abastecerem.
 
. "Evangelizar é Comunicar", já dizia João Paulo II, no Documento de Puebla. No mundo atual, dá para entender como uma Diocese ou uma Paróquia vivem sem uma Pastoral da Comunicação, organizada, que pense, que ajude a Igreja a comunicar melhor, a chegar mais eficazmente às centenas, milhares de pessoas? Se eu comunico mal, logo evangelizo mal!
 
. A Pascom serve para:

a) Evangelizar:  a Pascom trabalha para que todos os membros da Igreja (bispos, padres, diáconos, religiosos, leigos) adotem uma postura de comunicação mais humana, fraterna.

b) Dar unidade às práticas de comunicação existentes na Igreja. Quantas paróquias têm programas de rádio, site, blog, jornal, mural, mas cada um feito por uma pessoa ou um grupo, isoladamente? A Pascom existe para dar unidade as estas ações.

c) Construir comunhão:  o objetivo da Pascom não é, simplesmente, produzir e emitir informações. Antes disso, é preciso pensar em melhorar a qualidade da comunicação entre as pessoas, pastorais e setores, para que a comunicação gere comunhão, a exemplo das primeiras comunidades cristãs. Devemos comunicar para gerar comunhão.

d) Promover a pessoa:  você já presenciou a alegria de uma pessoa simples ou das pessoas de uma comunidade, quando se vêem num vídeo? Ou quando escutam suas vozes num programa de rádio? Ou quando vêem sua fotografia numa boa notícia dos nossos jornais? A comunicação pode promover a pessoa, dessa maneira, ou levando-as à mobilização por melhores condições de vida, na sociedade. O meio pode estimular processos comunitários pela cidadania.
 
Peço: reflita sobre tudo isto! Segunda é o último dia para as inscrições para o Mutirão, mas ainda há tempo para você telefonar, enviar um e-mail, convidar pessoalmente (o melhor convite) os catequistas, agentes da Liturgia, aquelas pessoas que vocês podem "conquistá-las" para a Pascom, professores, radialistas, blogueiros, comunicadores populares...  A cidade de Caruaru está praticamente no centro do Regional Nordeste 2, o que facilita o translado de todas as dioceses até lá.
 
Contamos com suas orações, seu entusiasmo, seu apoio, sua vontade de ver a Igreja comunicando bem, evangelizando melhor!
 
Um abraço fraterno!
 
Cacilda Medeiros
Articuladora Regional da Pascom