Site da Paróquia de Santo Antonio ultrapassa a marca de 500 acessos.

Em pouco mais de um mês de funcionamento, o site da Paróquia de Santo Antonio já registrou mais de 500 acessos. A marca alcançada demonstra a adesão das pessoas ao projeto pastoral da PASCOM, de ocupar os meios de comunicação social, sobretudo os espaços criados pelas novas mídias, e transforma-los em ambientes privilegiados para o intercâmbio de experiências e de informações que promovam o crescimento humano e o desenvolvimento da comunidade. «A Igreja se sentiria culpada diante de Deus se não empregasse esses poderosos meios, que a inteligência humana aperfeiçoa cada vez mais. Com eles, a Igreja ‘proclama a partir dos telhados’ (cf. Mt 10,27; Lc 12,3) a mensagem de que é depositária. Neles, encontra uma versão moderna e eficaz do ‘púlpito’. Graças a eles, pode falar às multidões» (Documento de Aparecida, nº. 485).

É grande também o número de mensagens encaminhadas pelos fiéis ao endereço eletrônico da paróquia (contato@paroquiasantoantoniopatos.com.br), com elogios e críticas à atuação da nossa equipe: “O site está simplesmente maravilhoso! Muito bem feito e organizado. Valeu!” (Benjamim Franklin Soares Cavalcanti, benjamimfran@yahoo.com.br, mensagem enviada em 16.03.2008). “Muito bom o site da paróquia de Santo Antônio, sobretudo a parte de Formação. Li tudo e aprendi muita coisa” (Rosana Leão, mensagem enviada em 26.03.2008, didilaleao@hotmail.com).  “Que bom que vocês tiveram esta brilhante idéia!” (Francilucia, mensagem enviada em 17.03.2008, francilucia25@hotmail.com). “É sempre um prazer manter contato com a nossa igreja” (Solano Ventura, mensagem enviada em 17.03.2008, solanoventura@hotmail.com). Celinha, da Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, encaminhou a seguinte mensagem: “Vocês nos abandonaram nesta Semana Santa, não registraram nada da nossa comunidade. Nós existimos, sabiam disso? Respondam a este recado que enviarei as fotos dos momentos mais importantes da celebração da Vigília Pascal. Boa páscoa a todos”. Obrigado, Celinha, pelo puxão de orelhas. É assim que se constrói uma pastoral de conjunto, com a participação crítica e ativa de todos os sujeitos envolvidos. “O agente de Pastoral da Comunicação – como qualquer outro cristão – tem como princípio de sua espiritualidade e de sua mística, o jeito de comunicar de Jesus Cristo. Isso exige auto-avaliação constante, conversão e urgente mudança de atitudes” (Cartilha da Pastoral da Comunicação, Equipe da PASCOM da Arquidiocese de Natal-RN, nov/2001).

Jorge Vilar (jorgevilar2@bol.com.br), Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística da área pastoral de Santo Antonio, enviou-nos artigo em que discorre sobre o Tempo da Quaresma. O texto já está disponível na nossa página na internet, na sessão Formação.

Comunicação verdadeira é aquela realizada com a participação dos sujeitos históricos, tendo como referencial a realidade concreta de nossas comunidades e a utopia escatológica do Reino.

* Equipe Pascom.