Curso capacitará professores sobre os direitos de crianças e adolescentes

Professores de escolas públicas ligadas ao programa ‘Mais Educação’ terão a oportunidade de participar de um curso on-line de capacitação acerca dos direitos da criança e do adolescente. A promoção é do Portal Pró-Menino, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH-PR).
O projeto ‘ECA na Escola’ objetiva capacitar os professores do Ensino Fundamental para que estes possam refletir, problematizar e divulgar o conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) entre outros professores e entre seus alunos. Além disso, por meio da formação, os professores poderão criar e fortalecer uma cultura de respeito aos direitos humanos infanto-juvenis.


O curso é virtual e contará com a mediação de especialistas das áreas da Educação e do ECA. Durante os três meses de formação serão trabalhados seis módulos, cada um abordando um aspecto dos direitos infanto-juvenis: 1 - Introdução aos Direitos de Crianças e Adolescentes, 2 - Introdução ao ECA e ao Sistema de Garantia de Direitos, 3 - Atores do Sistema de Garantia de Direitos, 4 - O adolescente em conflito com a lei e a escola, 5 - Participação e protagonismo e 6 - Projeto de Aplicação Prática.

Cada módulo prevê atividades de leitura, videoaulas, chat e fórum e uma avaliação final. No último, a proposta é que os professores realizem um trabalho individual.

A previsão é de que sejam formadas duas turmas e cada uma capacite cerca de 1000 professores. A primeira turma terá início dia 10 de setembro, enquanto a segunda ainda não tem data definida, mas deve começar no primeiro semestre de 2010.

As inscrições estão abertas desde o dia 10 de agosto e seguem até 9 de setembro. Os professores interessados e que estejam dentro do perfil - lecionam em escolas públicas ligadas ao programa ‘Mais Educação’ - podem fazer a inscrição no portal www.promenino.org.br

O ‘Eca na Escola’ atende à demanda gerada pela Lei 11.525-07, que determina que conteúdos referentes aos direitos infanto-juvenis sejam parte do currículo obrigatório das escolas de Ensino Fundamental.

Mais Educação

O Programa é voltado para crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino básico e foi instituído para coordenar as políticas sociais existentes na área da educação integral no país, tais como as atividades extraclasses de educação ambiental, de lazer, esporte e atividades culturais. O funcionamento do Mais Educação é garantido pela parceria entre os ministérios da Educação, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte: Adital