Papa lembra “sabedoria evangélica” de seu predecessor, o Papa Paulo VI

O Papa Bento XVI recordou o seu predecessor, o Papa Paulo VI, ao assistir a um concerto em comemoração ao 110º aniversário do referido pontífice.

“Nesta tarde — disse o Papa ao final do concerto — a música nos brindou a ocasião para recordar um papa ilustre, Paulo VI, que rendeu à Igreja e ao mundo um serviço precioso em tempos difíceis e em condições sociais caracterizadas por profundas mudanças culturais e religiosas”. O Santo Padre elogiou posteriormente a “sabedoria evangélica” com a que o seu predecessor “guiou a Igreja durante e depois do Concílio Vaticano II”. Paulo VI “soube advertir, com intuição profética, as esperanças e inquietudes da humanidade naquela época” e “se esforçou por valorizar as experiências positivas, empenhando-se por iluminá-las com a luz da verdade e do amor de Cristo”

“Paulo VI — concluiu Bento XVI — foi prudente e valente na hora de guiar a Igreja com um realismo e um otimismo evangélicos, alimentados por uma fé indômita. Auspiciou a chegada da ‘civilização do amor’, convencido de que a caridade evangélica constitui o elemento indispensável para construir uma autêntica fraternidade universal. (...) Seus sucessores acolheram esta herança espiritual (...) e seguiram sua senda”.