Lectio Divina on-line: apresentado projeto de meditação da Sagrada Escritura para jovens na internet

O cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, em Honduras, define a Lectio Divina, ou seja, a leitura meditada da Sagrada Escritura, como «o GPS espiritual».

Quem o comentou em uma conversa com a Zenit foi Ricardo Grozna, o promotor de www.lectionautas.com, um método de leitura bíblica através da internet que está conseguindo muito consenso na América Latina e em outras áreas, pois já alcançou 50 mil usuários.

«Definir a Lectio Divina como um GPS (Global Position System ou Sistema de Posicionamento Global, N. da R.), é ver nela um localizador via satélite que nos diz em que posição estamos, como a bússola, que nos indica o caminho a seguir», explica Grozna.

«De fato, se o cardeal Maradiaga se referiu à Lectio Divina como ‘GPS’, o Papa definiu ‘ Bíblia como uma ‘bússola para a vida’», sublinha.

Lectionautas nasceu como um programa para jovens para aproximá-los da Lectio Divina através da internet.

Ricardo Grzona, consultor católico das Sociedades Bíblicas Unidas, manifesta que o objetivo do programa, que apresentaram em Roma a vários membros da cúria, consiste em «capacitar jovens líderes católicos para que ensinem outros jovens a ler a Bíblia com o método de oração contemplativa tradicional, Lectio Divina».

Este leigo consagrado, argentino e residente em Miami, explica à Zenit na sede das Sociedades Bíblicas na Itália que a Sagrada Escritura «é um livro que lê minha vida, e a Bíblia acaba sendo como um espelho que me ajuda, que me ensina a buscar um caminho».

Grzona, que também é presidente da Fundação Ramon Pane, sublinha que «durante anos, o Papa João Paulo II, e depois Bento XVI, insistiram muito em que a Lectio Divina, que era um método de oração monacal, dos monges, pudesse chegar a todos os cristãos».

O programa da Lectio Divina pela internet consiste em oferecer ao usuário os textos e os áudios em MP3 para facilitar seu uso. Os usuários são sobretudo jovens que descarregam o áudio no seu celular.

«A Igreja nestes momentos está tomando todos os programas de leitura bíblica como prioritários – expõe Grozna –, especialmente em nossa experiência da América Latina.»

«Os católicos demoraram um pouco em redescobrir a Bíblia, mas a Bíblia sempre esteve presente na Igreja. Não podemos negar que, por exemplo, quando se celebra um sacramento, sempre se leu a Bíblia», afirma, e acrescenta: «Eu não leio a Bíblia, é a Bíblia que me lê».

«Recebemos, através deste serviço de Lectionautas, centenas de e-mails dos jovens, que nos dizem como estão mudando suas vidas através do seguimento da leitura orante.»

O método também é ecumênico: «A Lectio Divina também foi um ponto de avanço no diálogo com os demais irmãos cristãos», explica este promotor, que viaja constantemente explicando a conferências episcopais, dioceses e paróquias esta metodologia pela internet.

E também serve como apostolado social: «Em um país, os jovens das paróquias estão utilizando o método da Lectio Divina para chegar aos jovens marginais: aqueles que estão em bairros muito pobres; aqueles que foram vítimas da droga, da violência, das gangues, etc.», revela Grozna.

O engenheiro Hugo Flores, gerente de Lectio Divina para jovens, também esteve em Roma para apresentar o programa e revelou à Zenit que os mais de 50 mil lectionautas estão sobretudo na América Latina, Filipinas, Holanda, Itália, Espanha, França e Taiwan.

O que pensam os teólogos e biblistas desta iniciativa? «O melhor», responde Hugo Flores: «Tomaram a Lectio Divina como um ponto para ajudá-los a poder evangelizar e levar a palavra do Senhor a mais grupos. Cardeais, bispos, sacerdotes… estão fascinados com esta novidade, esta nova forma de evangelizar através da internet».

O êxito deste programa de Lectio Divina on-line reside em ter unido conceitos característicos do mundo atual, revela Flores: «globalização, novas tecnologias e a Palavra do Senhor».


*Texto de Miriam Díez i Bosch, disponível para consulta no site Notícias da Igreja (http://www.cot.org.br/noticias/lectio-divina-on-line/#comment-967)