Foi com alegria e entusiasmo que a Comunidade de Nossa Senhora das Neves celebrou, na noite desta segunda-feira (270/07), a missa de abertura da novena em honra da sua padroeira. Centenas de pessoas participaram da celebração, que foi presidida pelo Padre Elias Ramalho, pároco de Santo Antonio, e co-presidida pelo Padre Jerônimo, vigário paroquial. Antes da missa, os devotos participaram de uma carreata, que saiu do Hotel Fazenda e percorreu as principais ruas do bairro. Depois, defronte à capela, foi realizado o hasteamento da bandeira e a queima de fogos, saudando a comunidade reunida no local.
Na homilia, Padre Elias Ramalho ressaltou com entusiasmos o crescimento da comunidade de N. S. das Neves, no Bivar Olinto. “Em 1992, quando começamos a trabalhar aqui, éramos mais ou menos meia dúzia de pessoas. Na primeira festa que realizados na comunidade, sequer haviam sido erguidas as paredes da capela. Hoje, graças a Deus, o número daqueles que podem celebrar com consciência o mistério da sua fé aumenta continuamente, não só em número, é bom que se diga, mas também na qualidade dos seguidores e seguidoras de Jesus”.
Padre Elias destacou ainda o aumento do número de pastorais atuantes na comunidade. “Graças a Deus, há muitas as pastorais hoje. Deu para perceber isso, logo no início da celebração, pela quantidade de estandartes e bandeiras na procissão de entrada. Certamente, a exemplo da Virgem Maria, a Comunidade de N. S. das Neves cresce no seguimento de Jesus Cristo. A comunidade cresce na fraternidade, na comunhão, na união entre vocês mesmos, cresce na qualidade da sua fé, da sua esperança e caridade. Hoje, agradecemos a Deus pelas maravilhas que realizou”.
Ele ressaltou também a importância da participação dos fiéis para o desenvolvimento da Igreja local. “Não nos esqueçamos disso. O engajamento nas pastorais, para servir a Deus na minha comunidade, apressa a caminhada do homem rumo ao horizonte que é Deus. Poder dispensar um tempo, um momento durante a semana, para o serviço pastoral, torna o cristão um cidadão do infinito, a exemplo de Maria. Ela passou por esse mundo fazendo o bem e a sua marca foi o amor. A mãe em cujo coração coube toda a humanidade, é digna de louvores, e devemos expressar nossa gratidão neste novenário em sua honra, lembrando que através da Virgem Maria Deus agiu e continua a agir, na minha e na sua vida, muito, muito mesmo.”
Por fim, pediu ao povo que se mantivesse firme na fé, na alegria, com o olhar voltado para Deus. “Não tem coisa mais terrível na vida que uma pessoa sem esperança, sem motivo para nada. Quantas pessoas encontramos ao longo da nossa vida, que estão desanimadas, desiludidas, sem ânimo e criatividade. São pessoas que vivem a vida somatizando tormentos, derrotas e inquietações. O Senhor não nos criou para isso, para vivermos neste mundo arrastando os pés ou debaixo dos pés de alguém. Fomos criados para a felicidade e para sermos causa de felicidade para as outras pessoas. Quando sabemos em quem acreditamos e porquê acreditamos, tudo na nossa vida ganha sentido, porque sei que caminho para o Pai”
Terminada a celebração litúrgica, a comunidade se reuniu ao lado da capela, onde foi instalada uma barraca para venda de doces e salgados.
Confira agora a programação do novenário nesta terça-feita (28/07):
6h00min: Missa, Ofício do dia
19h00min: Novena
Pregação: Parábola do jóio e do trigo, Mt 13, 36-43
Responsáveis pela acolhida e liturgia: Pastoral Familiar e ECC.
* Equipe PASCOM