Encerrou no sábado, dia 13, o Trezenário em honra do nosso excelso padroeiro, o glorioso Santo Antonio.

 

Foi realmente uma bonita festa que contou com a participação de muitos fiéis devotos, que todas as noites se reuniam na igreja matriz para “render graças a Deus pelo testemunho de convicção de fé e dedicação missionária desse nosso irmão apaixonado por Jesus Cristo e pela missão de anunciar as maravilhas do Reino de Deus”.

Muitos devotos,  inclusive de outras paróquias da Diocese de Patos, com muita fé e entusiasmo participaram da liturgia do Trezenário, que a cada noite era preparada com muita dedicação pelas pastorais responsáveis pela noite. A animação entusiasmada de todo o Trezenário, foi feita por Toinho Nascimento e o Ministério Renascer.
Todos os padres que deram o sim ao convite à pregação compareceram e cada um, com seu estilo, refletiu o Evangelho e o testemunho de Santo Antonio de maneira belíssima. 

Após a celebração, as pastorais cumpriram o compromisso com as barracas, com comidas típicas, tortas, creme de galinha e o tradicional cachorro quente. Foram momentos de verdadeira confraternização descontraída. Não sobrava nada. Os paroquianos compravam as guloseimas e, assim, colaboravam com as despesas da reforma do presbitério.

No dia 13, foi cumprida uma programação especial, era o último dia da Festa. Logo cedinho, às 05h da manhã, houve a alvorada de fogos e logo após foi rezado o Ofício da Memória dos Santos; ao meio dia aconteceu a Hora Santa, com a exposição do Santíssimo Sacramento; às 16h, foi dada a Bênção com o Santíssimo Sacramento; às 16:30h, foi o momento da procissão com a imagem de Santo Antonio, que saiu da igreja e percorreu algumas ruas do bairro, numa demonstração de fé e devoção. Vale salientar a presença da Banda de Música do III Batalhão, em todo o percurso da procissão, que valorizou ainda mais aquele momento com o seu toque.  Às 17h, aconteceu a celebração de encerramento que foi presidida pelo Padre Evandro Romero, Vigário Geral da Diocese de Patos. Após a celebração, todos foram para fora da igreja, fazer o descerramento da bandeira, cantando, já com saudades da Festa, o hino dedicado a Santo Antonio.        

Um dos pontos altos do encerramento da Festa, foi o Jantar de Confraternização que foi bastante participativo. Realmente um momento marcante da Festa, com a presença de muitas famílias, encontro de amigos, ao som de um belíssimo repertório ao vivo.
O padre Elias, os Conselhos Pastoral e Administrativo, as pastorais, os devotos e o povo em geral, não demonstravam nenhum cansaço, depois dos treze dias de Festa, era só alegria e entusiasmo e muita felicidade pela missão cumprida.  Valeu a pena todo esforço e dedicação de todos, pois a Festa de Santo Antonio-2009, foi maravilhosa.

Veja os vídios das homilias e as fotos da Festa  que já estão disponíveis no site.


Equipe Pascom