Por Díacono Gildenor Oliveira, adaptação Portalpatos
A Diocese de Patos celebrou nesta quinta-feira (11.06) a solenidade de Corpus Christi durante todo o dia.
Às 6 horas da manhã aconteceu a celebração da missa na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, situada no bairro do Belo Horizonte. Após a missa, os fiéis foram convidados a permanecerem em adoração ao santíssimo sacramento exposto durante todo o dia.
Os movimentos, pastorais, serviços, religiosas e diáconos ficaram responsáveis pela adoração até às 17 horas, quando aconteceu a missa campal presidida pelo bispo diocesano Dom Manoel dos Reis de Farias, e em seguiram a procissão eucarística, que saiu da Paróquia de Fátiam, percorreu algumas Ruas e Avenidas da Cidade, com chegada a catedral de nossa Senhora da Guia, por volta das 19h:10 min.
Os moradores das ruas Horácio Nóbrega, Epitácio Pessoa e Solon de Lucena, por onde passou a procisão, enfeitaram as janelas de suas residências com vasos e flores, além de toalhas brancas, manifestando assim o carinho e a piedade popular diante deste inefável mistério de amor.
A multidão acompanhou a procissão entoando cânticos religiosos e um veículo Batedor da STTrans deu cobertura até a chegada na Catedral. Paralelo ao evento religioso da Diocese, evangélicos realizaram um show de louvor ao lado da Telemar e também conseguiu reunir uma boa parcela de seguidores.
A solenidade de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no século XII, em 1264. No Brasil a festa passou a integrar o calendário religioso em 1961. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, MInas Gerais.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da terra prometida. No antigo testamento este povo foi alimentado como o maná do deserto, hoje é alimentado com o próprio corpo de Cristo, na santa Eucaristia, que nos diz São Tomás de Aquino: " é o memorial perene de sua paixão, o cumprimento pleno da antiga aliança, e o maior de todos os milagres que Cristo realizou".
Fonte: PortalPatos.com