Diocese de Patos terá mais um Diácono Permanente


A Diocese de Patos terá mais um diácono permanente. Será ordenado no próximo dia 13 de junho, às 19 horas, em celebração eucarística a ser realizada na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Belo Horizonte, sob a presidência de Dom Manoel dos Reis de Farias, bispo diocesano de Patos, Gildenor da Silva Oliveira, casado com Rosa Rodrigues e pai de 2 filhos: Glaucya e Gabriel.

Gildenor foi seminarista, coordenador diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade e da Ceb`s, além de várias atividades desenvolvidas junto a sua paróquia de origem, N.Sra. de Fátima, dentre estas a coordenação das comunidades de São Francisco(Noé Trajano) e N.Sra. das Dores(Vila Mariana).

O Diácono permanente é bíblico, tem sua fundamentação em Atos dos Apóstolos(6,1-6), e foi instituído pela igreja primitiva e restaurado pelo concílio Vaticano II, em 1965.

O diácono permanente(casado ou celibatário), tem uma tríplice missão:diaconia da caridade(promoção social das pessoas), da palavra(anunciar a viver a palavra divina), e da liturgia(celebração dos sacramentos e sacramentais, presidência das celebrações da palavra e orações).

É o homem da palavra, encarregado de fazer a homilia nas celebrações, ministra o sacramento do batismo, e assiste os casamentos.Celebra os sacramentais: adoração e benção do santíssimo, bençãos para as pessoas, casa, objetos de devoção pessoal, etc., além de celebrar as exéquias, encomendação dos defuntos.

O diácono permanente vive a dupla sacramentalidade: na família e na igreja. Dá testemunho de vida a partir de sua família e ambiente de trabalho. È um homem do povo, da família, e da igreja.

Na Diocese de Patos em abril de 2006 foram ordenados 7 diáconos permanentes, sendo estes: Roberto, Rossini, Lindomar, João Batista, José Lacerda, Tadeu e João Melquíades, depois ordenado padre, e hoje é vigário na cidade de Taperoá.

Em Janeiro de 2008, foi ordenado mais um diácono, desta vez, José Jovino Alves. Com a ordenação de mais um diácono- Gildenor - a diocese de Patos, contará agora com 08 diáconos permanentes, que gozam de uma boa aceitação entre o povo de Deus, e colaboram de forma decisiva para o crescimento do reino de Deus na Diocese de Patos.

Fonte: Portalpatos