Dirigentes de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais se reuniram em São Paulo

 

A Comissão para o Laicato – Setores Leigos e Juventude - realizou nos dias 16 e 17, em Mariápolis, Vargem Grande Paulista (SP) uma reunião com os Dirigentes Nacionais de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais.

“Nesses dois dias cada entidade presente pode apresentar-se abordando a história, o carisma, os objetivos, os trabalhos, a organização no Brasil e outros aspectos da sua vida e caminhada. Esse momento foi avaliado como positivo, possibilitando conhecer a riqueza e vitalidade desses organismos. As Diretrizes da Igreja no Brasil, a Missão Continental e a Evangelização da Juventude foram outros temas abordados no decorrer da reunião”, afirmou o assessor do Setor Leigos do Conselho Episcopal Pastoral para o Laicato, Antônio Geraldo Aguiar.

Também foram apresentados projetos do Setor Leigos e do Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB). “Os participantes evidenciaram o desejo de continuar trilhando o caminho de construção de comunhão e de unidade, respeitando a diversidade e os respectivos carismas. Alguns dos encaminhamentos dados: a reflexão e o assumir a Missão Continental em cada entidade, continuar o diálogo e a partilha entre as entidades e com o Setor Leigos da Comissão para o Laicato; a realização em abril de 2010 do Encontro Nacional dos Movimentos Juvenis e Reunião dos Dirigentes Nacionais dos Movimentos, Associações e Serviços”, explicou Geraldo.

Reunião da comissão laica 2Participaram 53 delegados de 21 entidades:  Apostolado da Oração, Caminho Neocatecumenal, Comunhão e Libertação, Comunidade Nossa Senhora da Esperança, Comunidades de Vida Cristã – CVX, Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil, Equipes Docentes do Brasil, Equipes de Nossa Senhora – ENS, Equipes Jovens Nossa Senhora – EJNS, Instituição Teresiana, Legião de Maria, Movimento Cursilhos de Cristandade – MCC, Movimento Familiar Cristão – MFC, Movimento dos Focolares, Movimento Serra do Brasil, Movimento de Trabalhadores Cristãos – MTC, Obra Kolping no Brasil, Ordem Franciscana Secular- OFS, Renovação Carismática Católica – RCC e Renovação Cristã do Brasil – MIAMSI.  Contou-se com a presença Dom José Luiz Bertanha, Presidente da Comissão para o Laicato, D. Eduardo Pinheiro, Bispo Referencial da Juventude e Carlos Signorelli, Presidente do CNLB.

 

Fonte:CNBB