Quinta, 26 de Fevereiro de 2009 - 18h11
A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou um calendário de ações de combate ao mosquito da dengue, que começa a vigora a partir da próxima semana.
Um verdadeiro arrastão percorrerá todos os bairros, um a cada semana, levando ações educativas, recolhendo lixo de terrenos baldios, através do pessoal da limpeza, conversando com os habitantes e fiscalizando a situação de armazenagem hídrica.
“Vamos saber como a população está se comportando para evitar a presença do Aedes”, disse o secretário de Saúde, José
Francisco de Sousa (Zeca).
Do mutirão contra a dengue, que fará uso também de carros de som, vão participar agentes de saúde, agentes de endemias. Haverá convite para voluntariado, para se engajar nessa ação de combate ao mosquito transmissor da doença.
Em Patos, mais de 80% dos focos do Aedes aegypti são localizados no interior das residências, o que aumenta ainda mais a necessidade de ampliação desse trabalho conscientizador com os habitantes.
“Se a gente conseguir debelar esses focos que estão no interior das residências, automaticamente estaremos acabando com 80%
do potencial reprodutor do mosquito nos ambientes de reprodução”, enfatizou Zeca.
A Secretaria de Saúde tem a grande responsabilidade de convencer a população a participar desse mutirão contra a dengue e enquanto instituição pública dará todo o suporte para os técnicos, capacitados realizar o trabalho casa por casa, recolhendo larvas e tratando as águas.
Essa campanha preventiva contra a dengue nessa época do ano corresponde ao período ideal para a reprodução do mosquito, devido a estação de chuvas.
A programação da campanha começa nessa segunda no Bairro Belo Horizonte, com uma caminhada conclamando a população a participar, abrindo as residências para os servidores discutirem o tema em questão e realizar as inspeções de controle de larvas.
Paralelamente a esse trabalho o Município já solicitou do governo do Estado que faça um cinturão de pulverização na cidade de Patos, com o pessoal de combate ao Aedes aegypti.
Fonte: Jornal Correio - Da Assessoria de Imprensa da PMP