A Pastoral da Pessoa Idosa intensifica as visitas domiciliares.

A Pastoral da Pessoa Idosa de Santo Antonio vem intensificando nas últimas semanas as visitas domiciliares com o objetivo de conhecer melhor a realidade concreta dos idosos em nossa paróquia. “Estamos fazendo um trabalho de reconhecimento”, explica a professora Marieta dos Santos Justino, 60 anos, coordenadora da Pastoral. “Nossa intenção é, antes de mais nada, estreitar os laços com os idosos e seus familiares, conhecer quem são e onde vivem essas pessoas. Somente depois de realizada a terceira visita o grupo dará início a uma nova fase do projeto”, disse.

Origem e objetivos pastorais

A Pastoral da Pessoa Idosa surgiu no Brasil em 1993, por iniciativa da Dra. Zilda Arns Neumann, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, e do Dr. João Batista Lima Filho, médico geriatra, na época Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Paraná. Desse encontro nasceu a idéia de um trabalho conjunto em prol dos idosos no país.

O objetivo da Pastoral é a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas em seu contexto familiar, através de ações de promoção de suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. A Pastoral tem metodologia similar à da Pastoral da Criança e entre as várias atividades que busca implementar está o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos.

Na paróquia de Santo Antonio, a Pastoral da Pessoa Idosa deu seus primeiros passos em fevereiro deste ano, com a Missa de Envio celebrada pelo pároco Pe. Elias Ramalho (veja as fotos na sessão "Galeria de fotos", em nossa página na internet).

O grupo conta atualmente com vinte e cinco «agentes» ou «líderes pastorais», atuando em todos os setores missionários da paróquia. “Temos em nossos quadros gente de várias idades e profissões. São enfermeiras, professoras, donas-de-casa e até aposentadas”, disse Marieta dos Santos Justino, em entrevista à PASCOM.

A coordenadora admite que é preciso aumentar o número de agentes de modo a atender à demanda pastoral. “Estamos realizando um ótimo trabalho, mas reconheço que é possível melhorar. O ideal seria que as pessoas de cada área pastoral da paróquia (Santo Antonio, Nossa Senhora das Neves, Nossa Senhora Aparecida) se envolvessem com o trabalho em prol dos idosos, ajudando na formação de um projeto ajustado à realidade de cada comunidade. Enquanto tal não ocorre, continuamos com o cronograma traçado pela equipe e, quem sabe, mais tarde, sob a inspiração do Espírito Santo, possamos aumentar nosso quadro, com a inclusão de agentes comunitários de saúde, médicos, advogados e psicólogos, propiciando aos idosos uma assistência diferenciada”, afirma.

Sobre os dias e locais das reuniões, a coordenadora lembra que a Pastoral se reúne na 2ª quinta-feira de cada mês, no salão paroquial de Santo Antonio, sempre às 19:00 horas.

Encontros de formação

A Pastoral promove também encontros de formação para capacitação de novos agentes e organização de redes de solidariedade nas comunidades. Para este ano está prevista a realização de dois grandes Encontros: o primeiro no dia 11 de abril, quando será abordado o tema “Velhice não é doença”, pelo médico geriatra Dr. Glauber; e o segundo no dia 21 de novembro, com o tema “O idoso na sociedade”, ministrado pela psicóloga Alba Liene, coordenadora da Pastoral Vocacional de Santo Antonio. Os dois encontros acontecerão no salão paroquial de Santo Antonio, às 19:30 horas, com entrada franca. Telefone para contato: (83) 3421-5139, tratar com Marieta.

Equipe Pascom.


NOTA: Se você deseja saber mais sobre a Pastoral da Pessoa Idosa, acesse o site http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br. Lá você encontrará informações sobre o histórico da Pastoral, seus objetivos, metodologia etc.