PASCOM – Quais as principais metas da Pastoral para 2009?
José Henrique Calado - Em 2009, o tema da Campanha da Fraternidade será a catequese. Sem dúvida, uma escolha oportuna. A Pastoral Familiar, em conjunto com a Pastoral da Catequese, vai procurar ajudar na formação catequética de toda a família, das crianças aos idosos. Precisamos mudar alguns cenários de desajuste que atingem muitas famílias brasileiras.
PASCOM – Por que o tema “Desafios do Setor Pré-Matrimonial”?
José Henrique Calado – Sentimos ao longo dos últimos anos a necessidade de reforçar esse setor. Como disse há pouco, é imperioso investir na catequese para formação de uma identidade cristã madura e mais equilibrada. Infelizmente, temos muitas famílias desajustadas, cujos filhos não receberam qualquer tipo de instrução sobre a vivência do sacramento do matrimônio. É preciso, pois, voltar o olhar para essas pessoas. Auxiliá-las na construção de uma base mínima de formação cristã , o que incluir visitar o tema dos sacramentos primeiros (como batismo, eucaristia, confirmação) da vida em Cristo até chegar à questão do matrimônio em si (seu significado, conseqüências, implicações sociais, econômicas, éticas etc). É uma espécie de alicerce, de preparação para a constituição de famílias mais sólidas e maduras.
PASCOM – Além do setor pré-matrimonial, quais os outros “setores” compõem a Pastoral Familiar?
José Henrique Calado – A atuação da Pastoral Familiar está divida ou assentada em três setores, ou pilares, que embora distintos, espelham uma mesma e única experiência. São eles: o setor pré-matrimonial, que é tema desta Assembléia; o pós-matrimonial, que abrange todos os aspectos da vida familiar posteriores à celebração do casamento, e, finalmente os Casos Especiais, em que são tratadas as situações extremas, como divórcio, viuvez, segunda união, mães solteiras, famílias em situação de miséria (como os sem-tetos, os desabrigados, os desempregados etc).
PASCOM - Feliz com os resultados da Assembléia?
José Henrique Calado – Muito (risos).