Semana das Dores de Maria

Teve início no último domingo (09/03) a "Semana das Dores de Nossa Senhora", relembrando as sete dores de Maria. Segundo a tradição católica, a devoção teve início na Itália em 1617, pela Ordem dos Servos de Maria. Este ano, a semana dedicada a Maria dentro do ciclo litúrgico da Pascoa se estenderá até o dia 15 de março, sábado, dia da Solenidade de João José.
Veja abaixo a oração para todos os dias da Semana das Dores:

Oração para todos os dias

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Nós vos louvamos Senhor, e vos bendizemos! Porque associastes a Virgem Maria à obra da salvação.
Nós contemplamos Vossas Dores, ó mãe de Deus! E vos seguimos no caminho da fé!

Primeira dor - Profecia de Simeão. Simeão os abençoou e disse a Maria, Vossa mãe: 'Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma' Lc 2,34-35. Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Segunda Dor - Fuga para o Egito. O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: 'levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo. “Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito' Mt 2,13-14. Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave Marias.

Terceira Dor - Maria procura Jesus em Jerusalém. Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltavam, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre os parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura Dele. Lc 2,43b-45. Reza-se agora 1 Pai nosso e 7 Ave-Marias.

Quarta Dor - Jesus encontra a Vossa Mãe no caminho do Calvário. Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam. Lc 23,26-27. Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Quinta Dor - Maria ao pé da Cruz de Jesus. Junto à cruz de Jesus estavam de pé Vossa Mãe, a irmão de Vossa Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe: 'Mulher, eis ai o teu filho!'. Depois disse para o discípulo: 'Eis ai a tua Mãe!' Jo 19,15-27a. Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Sexta Dor - Maria recebe Jesus descido da Cruz. Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos, então deu o cadáver a José, que retirou o corpo da cruz. MC 15,42. Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Sétima Dor - Maria deposita Jesus no Sepulcro. Os discípulos tiraram o Corpo de Jesus e O envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ai que puseram Jesus. Jo 19,40-42a. Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Oração para Nossa Senhora das Dores

"Minha mãe dolorosíssima, não vos quero deixar sozinha a chorar, mas quero vos acompanhar também com as minhas lágrimas. Esta graça vos peço hoje: alcançai-me uma compreensão sempre maior da paixão de Jesus e vossa, para que em todas os dias de minha vida eu possa ser solidário com as pessoas que sofrem, vendo neles vossas dores e as do meu Redentor. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança, o céu, onde espero cantar a misericórdia infinita do Pai por toda a eternidade. Amém!"

Para saber mais sobre o Ciclo da Páscoa e os diversos aspectos do Ano Litúrgico da Igreja Católica, consulte a sessão "Formação", em nossa página na internet (coluna à esquerda) e leia o artigo "Esquema do Ano Litúrgico".

Equipe Pascom