em 11/10/2008 09:05:00
Para o prefeito da Congregação para o Clero, presbíteros e diáconos devem se alimentar da Palavra de Deus
Em seu pronunciamento, na quinta-feira, 9, durante o Sínodo dos Bispos, o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, insistiu na necessidade de dar aos sacerdotes e diáconos “uma boa teologia e um método exegético seguro”.
Segundo afirmou, a Palavra de Deus deve ser o alimento de um discipulado pessoal para os presbíteros e diáconos. “Uma vez que a Palavra de Deus é, antes de tudo, a própria pessoa de Jesus Cristo, a escuta da Palavra nas Sagradas Escrituras deve conduzir a um encontro forte e pessoal com Ele “, acentuou o cardeal. “Neste encontro, que escuta deve entregar-se totalmente a Cristo, deixar-se transformar por Ele e unir-se a Ele, incondicionalmente, na fé, para formar, assim, uma fiel escola de Jesus”, completou.
O cardeal aponta a lectio divina como meio para atingir este objetivo. “O conteúdo do primeiro anúncio da pessoa de Jesus Cristo, morto e ressuscitado para nossa salvação, e de seu Reino, deverá ser redescoberto”, completou. “Além disso, com este novo impulso missionário, é preciso buscar os afastados, aqueles que nós batizamos, mas que não participam na vida de nossas comunidades”.
Fonte: CNBB