12 de Agosto de 2008
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostra que boa parte dos eleitores brasileiros não acredita mais nos políticos. Segundo o levantamento, encomendado pela associação ao instituto Vox Populi, 82% dos eleitores consideram que os políticos não cumprem as promessas de campanha depois de eleitos. Além disso, 85% do eleitorado acha que, de modo geral, são os próprios políticos os principais beneficiados com a atividade política, e não o povo.
Apenas 12% dos eleitores acreditam que a política é uma atividade da qual o povo sai como principal beneficiado, e 13% acham que os políticos cumprem, sim, suas promessas de campanha.
Quanto ao processo eleitoral, 52% dos entrevistados não acreditam que ele ocorre "de maneira limpa", sem fraudes e tenha resultados confiáveis. Apenas 30% dos eleitores acreditam em eleições limpas. A maioria dos entrevistados, 69%, no entanto, desconhece casos de compra de votos. Os eleitores se mostraram confiantes a respeito do sigilo de seu voto: 56% deles afirmaram que não acreditam ser possível a um candidato saber em quem votou determinado eleitor.
A pesquisa tem por objetivo conhecer as opiniões, avaliações e posicionamentos da população a respeito de temas políticos e eleitorais, com destaque para a corrupção eleitoral e seu combate.
A maioria dos eleitores, 89%, acredita que não é correto receber ajuda pessoal em troca de voto. Já quando questionados se conheciam alguém que votava em um candidato apenas por medo de perder o emprego, 73% dos eleitores disseram que sim. Outros 17% afirmaram que não e 10% não responderam ou não souberam avaliar. Só 30% dos entrevistados acreditam que as eleições são limpas.
Quando a questão foi a obrigatoriedade do voto, a maioria dos entrevistados, 51%, afirmou que continuaria a votar mesmo que não fosse obrigado. Outros 30% disseram que "com certeza" não votariam se tivessem a opção, e 8% "provavelmente" não votariam se não fossem obrigados. Neste caso, os resultados variaram bastante de acordo com as regiões do Brasil. No Norte e Sul, os que "com certeza votariam" somam 60%, enquanto no Nordeste o índice cai para 47% e no Sudeste, para 48%. Já no Centro-Oeste, são 55% os que votariam com certeza.
Os eleitores também foram questionados sobre corrupção. A maioria, 60%, respondeu que denunciaria casos do tipo durante as eleições. A Justiça Eleitoral receberia a denúncia de 50% dos eleitores, enquanto 18% iriam ao Ministério Público e 18%, à Polícia. Segundo a pesquisa, 72% dos eleitores estão cientes de que existe uma lei que proíbe a compra de votos, mas a maioria, 69%, desconhece de quem é sua autoria. Sabem que a lei é fruto de uma iniciativa popular, 30% dos entrevistados.
Levantamento – O Vox Populi ouviu 1.502 pessoas maiores de 16 anos em todos os estados brasileiros, entre os dias 27 de junho e 6 de julho. O resultado foi dividido em seis tópicos: eleições e política; corrupção eleitoral; e políticos e suas responsabilidades. A pesquisa Perfil do Eleitor Brasileiro faz parte da campanha Eleições Limpas da AMB, que já chegou a divulgar uma lista dos candidatos que respondem a processos na Justiça – a famosa "lista suja".
Fonte: Veja.com