Advento: Tempo de Espera

Advento: Tempo de Espera

Com a presença de dezenas de agentes pastorais, aconteceu nesta quarta-feira, 28.11.2018, uma formação sobre o Tempo do Advento, ministrada pelo Pároco Pe. Alixandre Soares.

Após momento de oração, o Pe. Alixandre Soares falou do inicio do novo ano litúrgico, após o fim do ano dedicado ao Laicato que foi 2018. O novo ano litúrgico tem inicio com o Tempo do Advento, “com a Igreja, iniciamos um novo tempo, um novo ano litúrgico, um tempo oportuno para percorrermos os caminhos de Deus. Deste modo, todas as pastorais, todos os movimentos e serviços da Igreja devem ter consciência deste novo ano litúrgico, que se inicia com o tempo do advento.”

Para enfatizar a importância desse tempo, foi lido um texto do Papa Francisco sobre esse tempo:

“Neste tempo do Advento, somos chamados a ampliar o horizonte do nosso coração, a nos deixarmos surpreender pela vida que se apresenta a cada dia com suas novidades”, disse o Papa.

Para isso,  é preciso “aprender a não depender das nossas seguranças, dos nossos esquemas consolidados, porque o Senhor vem na hora que não imaginamos”. Em suma, o Advento “vem para nos conduzir a uma dimensão mais bonita e maior”.

Ainda na formação, o Pe. Alixandre falou sobre a espiritualidade do tempo litúrgico e que, cada cristão é chamado a viver a espiritualidade de cada tempo. Para tanto, devemos conhecer bem a espiritualidade do tempo vivido, para melhor rezar e melhor viver esse tempo. Todos os encontros, celebrações e ações devem estar de acordo com a espiritualidade do tempo vivido.

Dentre outras coisas o Pe. Alixandre abordou: o que é o advento? É a espera do Senhor. A  espiritualidade do advento é “confiar e esperar verdadeiramente no Senhor.” Ainda falou que: “o tempo do Advento é um tempo de conversão pessoal, pois não se pode esperar o Senhor, de qualquer jeito”.  

“Então, toda a literatura bíblica ela vai está fundamentada nisto: na vigilância, na espera, na conversão, na mudança de vida, na vinda do Senhor.”

O Pe. Alixandre ainda falou sobre as questões práticas para a vida pastoral, enfatizando que neste tempo do advento é tempo de silêncio, daí a importância de aprofundar a espiritualidade para melhor celebrar a liturgia, em todos os momentos.

Pascom Santo Antonio

 

 

 

 

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar