Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. (Mt 28,6)
A comunidade da Matriz de Santo Antônio realizou neste dia 15 de abril o término do Tríduo Pascal com a Celebração da Vigília Pascal o Sábado Santo, celebrada pelo Pe. Alixandre.
Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. A Vigília pascal foi sempre considerada a mãe de todas as vigílias e o coração do Ano litúrgico. A celebração da Vigília pascal é composta de quatro partes: liturgia da luz ou 'lucernário'; liturgia da Palavra; liturgia batismal; liturgia eucarística.
A comunidade reunida em torno do fogo Santo exulta a chama maior de nossa fé, Cristo Senhor simbolizado pelo Círio Pascal, a Luz brilhou nas trevas; tudo se fez novo! Senhor ressuscitou! A equipe de celebração segue até o altar, em seguida o Pe. Alixande proclama festivamente a Páscoa cantando o Exulte e toda a comunidade alegremente entoa.
Ao acolhermos e escutarmos a Palavra, vamos descobrindo que Deus não abandona seu povo ao poder da morte, mas com carinho oferece-nos vida nova. A liturgia da palavra traçando o caminho da salvação e do imenso amor de Deus para com seu povo apresenta nos belas Leituras, salmos, orações, aclamação e proclamação do Evangelho (Mt 28,1-10). E em sua homilia Pe. Alixandre enfatizou que: na criação Deus mostra se com muito amor, o homem quebra essa comunhão com Deus, prefere viver no pecado, mas Deus trilha outros caminhos, pois Deus é fiel a sua aliança. Eu serei o vosso Deus e vocês serão o meu povo; salvando o povo da escravidão mostra sua face de ternura e o encontro de sua plenitude que está em Jesus Cristo, que é dignidade, vida, esperança e alegria de muitos.
Após homilia seguiu-se momento da Liturgia Batismal a Igreja nos convida a renovação das promessas do nosso Batismo e acolhermos com alegria e com nossas preces nossos irmãos e irmãs catecúmenos, novos membros da comunidade, o Pe. Alixandre apresentou os a comunidade entregando a Bíblia a eles. Este momento contou com a ladainha de Todos os Santos, procissão das sete águas, benção da água, rito do batismo, renovação das promessas batismais. A celebração prosseguiu com a liturgia eucarística.
PASCOM - SANTO ANTÒNIO