Celebração da Paixão do Senhor e Celebrada na Comunidade Matriz de Santo Antônio
15/04/2017 - 16:29
Neste dia 14 de abril a comunidade da Matriz de Santo Antônio reviveu o segundo dia do tríduo pascal exaltando a Paixão do Senhor celebrada pelo Pe. Claudio, com a participação de um bom número de fiéis.
Ó Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito (Sl 30)
Fiel madeiro da santa Cruz, ó árvore sem rival. Que selva outro lenho produz, que traga em si fruto igual? Quão doce peso conduz o lenho celestial! Fiel madeiro da santa Cruz, ó árvore sem rival! (Semanário Litúrgico Catequético)
A celebração litúrgica celebra a morte do Senhor, também é realizada a celebração da Palavra, que termina com a adoração da Cruz e Comunhão Eucarística, com as hóstias consagradas na Quinta-feira Santa, seguida de momento de partilha para os lugares santos, a celebração é finalizada com imposição e oração sobre os fiéis presentes.
Neste dia, a Liturgia deseja beber diretamente da fonte. Abre a celebração num gesto de humildade. Os ministros prostram-se em silêncio diante do altar e, em seguida, o Presidente, sem mais, diz a oração do dia. Segue-se a Liturgia da Palavra, onde se destaca a proclamação da Paixão de Jesus Cristo segundo João (Jo 18,1-19,42). Nela aparece o Cristo Senhor, o Cristo Rei, o Cristo vitorioso que vai comandando os diversos passos da Paixão. Entrega-se livremente, depois de tudo consumado, entrega o espírito ao Pai. Na morte ele é glorificado. Submete-se à morte para deixar-nos o exemplo de reconhecimento de nossa condição humana de criaturas mortais. Segue se momento de adoração, a Igreja curva-se sobre o mistério da Cruz. Nós adoramos nesta celebração o mistério da nossa salvação e dispomos o nosso coração na fé e no arrependimento, para que possamos ser curados e santificados pelo sacrifício de cristo.