A comunidade da Matriz de Santo Antônio vivenciou neste dia 13 de abril o início do Tríduo Pascal com a Celebração da quinta-feira santa a Ceia do Senhor e o Lava Pés, celebrada pelo Pe. Alixandre.
“Comei, tomai, é meu corpo e meu sangue que dou, vivei no amor, eu vou preparar a ceia na casa do Pai. ” (O Domingo Semanário Litúrgico Catequético). Jesus desejou ardentemente celebrar aquela hora: “Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. ” (Lc 22,15).
Dois eventos importantes são o foco da Quinta-Feira Santa. Em primeiro lugar, Jesus celebrou a Última Ceia com seus discípulos e assim instituiu a Eucaristia, também chamada de Comunhão (Lucas 22:19-20), e como também o sacerdócio. Em segundo lugar, Jesus lavou os pés dos discípulos como um ato de humildade e serviço, criando assim um exemplo de que devemos amar e servir um ao outro em humildade (João 13:3-17) sendo a proclamação solene do mandamento do amor.
Em sua homilia o Pe. Alixandre acentuou as origens da Páscoa judaica, que em família rememoram a ação de Deus na libertação do povo da opressão do Egito, enfatizou a pascoa cristã que por meio do próprio Cristo torna um ato litúrgico de amor e doação, Jesus celebrou a última ceia, na qual nos deixou a Eucaristia, o sacerdócio ministerial colocando-se a serviço da vida, da esperança e do amor ao próximo, apontando para os sacerdotes o caminho a ser seguido, os chamando a fazer o mesmo gesto de entrega e doação amorosa no servir a comunidade. E o lava-pés nos mostra claramente como Jesus viveu sua missão de servir e não ser servido. Em seguida o Pe. Alixandre apresentou para a comunidade a relação simbólica do gesto do Lava Pés com o Ano Mariano em que membros dos movimentos marianos da comunidade matriz representam a vivência do mandamento do amor, no serviço e na partilha, como caminho de adesão a Jesus e ao projeto por ele iniciado.
Após homilia seguiu se o Lava Pés, Cristo nos deixou o exemplo e nos chama a fazer o mesmo gesto de entrega e doação amorosa.
Ao final da celebração fomos convidados a acompanhar, em procissão, Jesus Eucarístico, transladando o Santíssimo Sacramento até o altar da reposição, onde realizaremos o nosso momento de vigília e adoração.
PASCOM - SANTO ANTÔNIO